A primeira edição das Jornadas Técnicas de Cerâmica vai acontecer em Ílhavo, que fica em Aveiro, Portugal, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2015, com um programa que inclui os vários temas que interessam à otimização e eficiência dos processos, ao planeamento e gestão da produção, à internacionalização, inovação e crescimento das empresas do setor cerâmico.

A tecnologia e a inovação aplicadas à indústria cerâmica resultam no desenvolvimento sustentável do setor e representam o novo conceito da cerâmica portuguesa. A mudança de paradigma tecnológico e as novas exigências em matéria de ambiente acarretam inevitavelmente a necessidade de um novo background de informação técnica por parte de quem projeta e administra uma instalação cerâmica.

As dificuldades financeiras agravadas pela conjuntura econômica de Portugal e internacional implicam necessariamente a adoção de soluções inovadoras e a cooperação intra e intersetorial. Respeitar as normas locais e europeias em matéria de ambiente e tornar viável a internacionalização dos produtos cerâmicos, mantendo o nível de competitividade, são enormes desafios que se colocam hoje em dia às empresas.

O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (Apicer) e os membros das suas Comissões Especializadas apresentam-se disponíveis para compartilhar o conhecimento acumulado no trabalho em comum de desenvolvimento de projetos e de soluções com vista à melhoria contínua da indústria nacional de cerâmica e ao desenvolvimento da sua competitividade.