Sebrae está preparando uma série de atividades e capacitações para a semana de 21 a 26 de setembro, dentro do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Os empresários serão orientados sobre cinco temas principais: vendas, finanças, mídias sociais, inovação e sustentabilidade. A instituição vai concentrar esforços em áreas prioritárias, como Construção Civil, Moda e Acessórios, Beleza, Autopeças, Bares e Restaurantes, Turismo, Mercadinhos e Produção Rural.
Na data que marca o Movimento, dia 5 de outubro, a intenção é que os donos de pequenos negócios permaneçam nas empresas e se dediquem integralmente ao cliente, implementando ações que possam surpreender o consumidor.
“É preciso que o empreendedor saiba que, embora não possa controlar os fatores externos, ele pode adotar estratégias para criar um ambiente mais favorável para o consumo e influenciar positivamente os resultados das vendas. Esse é um momento de cautela, mas não de paralisação. É importante que os empreendedores compreendam que esse ambiente também cria oportunidades para quem se prepara para aproveitá-las. Para isso, é preciso inovar, diferenciar-se e conquistar novos clientes e mercados”, reforça o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
A previsão é de que sejam realizados, em todo o Brasil, 324 mil atendimentos, sendo 157 mil Microempreendedores Individuais (MEI), 133 mil microempresas, 22 mil empresas de pequeno porte e 12 mil produtores rurais. O cronograma de atividades inclui seminários, clínicas tecnológicas, consultorias, cursos (presencial e a distância), orientações técnicas e caravanas. Haverá um total de mil pontos de atendimento para receber os empreendedores.
Os estados terão sua própria programação durante a semana de capacitação. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Sebrae deve distribuir um material com informações sobre o Movimento nos pedágios, nas barcas e no metrô. Também vai contar com uma van personalizada, que irá rodar pelas cidades e participar de atividades culturais, contribuindo para a valorização do comércio local.
Em Pernambuco, o Sebrae também vai para as ruas a fim de mobilizar os empresários a participarem das atividades de capacitação para vender mais e melhor. A chamada Blitz Sebrae vai ter ainda educadores em pontos específicos para incentivar os consumidores a comprar dos pequenos negócios.
No Rio Grande do Sul, a capital prepara oficinas sobre e-commerce e de como criar uma página no Facebook, palestra sobre atendimento ao cliente e curso sobre gestão financeira, entre outras atividades. Interessados em conhecer a programação completa nos estados devem entrar no sitehttp://www.compredopequeno.com.br/ e fazer o cadastro para ter acesso a todas as informações.