O papel da avaliação da conformidade para a competitividade da indústria brasileira e a metrologia legal foram os temas debatidos em seminário promovido pelo Sistema Firjan, por meio da Assessoria de Inovação Tecnológica e da Gerência de Desenvolvimento Setorial, em parceria com o Inmetro. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos das indústrias e técnicos do órgão.

A avaliação da conformidade atua na verificação do cumprimento de determinada regulamentação conferida a um produto ou serviço. De acordo com o diretor substituto de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Paulo Coscarelli, ter um produto atestado pelo instituto é um fator de aumento da competitividade: “O produto ganha mais oportunidades de exportação ao ser certificado”.

Coscarelli destacou ainda as premissas e etapas envolvidas no processo de regulamentação. “Fazemos regularmente uma análise crítica para verificar se o objetivo foi atingido. Caso não, a intenção é desregulamentar o produto”.

Fiscalização de produtos

O evento também debateu a agenda regulatória do Inmetro e os mecanismos de avaliação da conformidade, além das ferramentas para fiscalização dos produtos no mercado, competência delegada ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de cada estado. O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos dos Santos, explicou como as ações realizadas pelo órgão impactam a atividade industrial. “O empresário perde muito quando o concorrente não age de forma adequada. O Inmetro protege a competitividade das empresas ao coibir a concorrência desleal”.

O diretor regional do Senai, Alexandre dos Reis, ressaltou que, ao munir o empresário com informações relevantes, o evento contribui para antecipar problemas. “Essas duas casas estão fazendo um belo trabalho nesse sentido”, afirmou Reis, que também é superintendente do Sesi.

Fonte: Firjan