O Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) promoveu, na última quinta-feira (10), um workshop para levantar demandas junto as empresas construtoras, fornecedores e projetistas em Palmas (TO).

A discussão foi conduzida pela consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dyanna Karla, especialista em construção civil. “Nós usamos duas metodologias em que o principal objetivo é captar de forma precisa quais são as necessidades do segmento”, falou a consultora.

Walfredo Antunes, arquiteto conceituado e com longa experiência, sugeriu que o Senai volte a preparar representantes técnicos para melhorar a relação entre construtoras, fornecedores e projetistas. “O Senai pode contribuir de forma muito significativa nesse processo de formação”, disse.

A diretora regional do Senai, Márcia Rodrigues, enfatizou a rede com diversos serviços de inovação e tecnologia, que podem ampliar a competitividade das empresas.

Atualmente, já existem muitos cursos nesse segmento, entre eles: instalador hidráulico, pintor, desenhista técnico em edificações, desenhista arquitetônico, carpinteiro de estruturas de telhado, eletricista, pedreiro etc. Com o planejamento feito, após ouvir as demandas do setor, essa oferta de qualificação poderá ser ampliada e ficar mais diversificada.