A próxima segunda-feira vai se tornar uma data especial no calendário do Brasil. Neste ano, o Sebrae lançou o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”, que envolve toda a sociedade e terá o seu ponto alto no dia  5 de outubro. A ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

Com o movimento, os consumidores são estimulados a escolher os pequenos negócios na hora de fazer suas compras diárias. A data de 5 de outubro foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae acredita que a força das micro e pequenas empresas é uma saída para a crise econômica e pretende mostrar para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia. A programação começa hoje, sexta-feira (2), com o lançamento, pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Rio de Janeiro, o “Prato Compre do Pequeno”. Os restaurantes que participarem vão escolher um prato de seu cardápio para ofertar com descontos de até 20% ou uma cortesia.

Ainda no Rio de Janeiro, o Movimento Compre do Pequeno Negócio será divulgado no sábado (3) para os mais de 47 mil moradores da comunidade Cidade de Deus. Dados do Instituto Data Popular indicam que, apesar do momento de ajustes da economia, esse contingente da população deve movimentar, até o final deste ano, cerca de R$ 80 bilhões na compra de produtos e serviços.

São Paulo

Na noite de sábado e no domingo (4), o movimento ganhará as ruas de São Paulo. Os 70 mil visitantes que passam diariamente pelo Shopping Center Lapa e pelo Mais Shopping serão convidados, no final de semana, a comprar produtos e serviços das lojas de pequeno porte instaladas nos estabelecimentos.

Brasília

Já na segunda-feira (5), as ações do Movimento começam no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade, em Brasília, onde serão expostos e comercializados os mais variados produtos oriundos das áreas rurais.

A agenda prossegue com os comerciantes da entrequadra 404/405. Na ocasião, será lançado o Guia Empresarial Eletrônico do DF, uma página na internet (www.guiasebraedf.com.br) em que os empresários podem, gratuitamente, cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre produtos e serviços de que precisa perto da sua casa ou de seu trabalho. À tarde, o Movimento estará no Taguacenter, um edifício localizado em Taguatinga Norte, que reúne, em um só lugar, uma grande variedade de lojas dos mais diversos produtos, como armarinhos, lojas de tecidos, artesanatos, distribuidora de doces, material escolar, artigos para festas, fantasias, utilidades, cosméticos, lingerie.

Pelo país

O 5 de outubro será celebrado em todo o Brasil. Em Alagoas, por exemplo, uma nova Sala do Empreendedor será inaugurada em Maceió, e uma loja modelo vai receber empresários, lojistas e potenciais empreendedores em visitas guiadas por consultores que vão demonstrar boas práticas de merchandising, layout da vitrine, iluminação ideal para valorizar os produtos, entre outros itens, que podem ser aplicadas em qualquer modalidade de comércio varejista.

No Amazonas, peças de artesanato e produtos alimentícios serão expostos e vendidos no shopping Manaus Via Norte; no Rio Grande do Sul haverá feiras de pequenos negócios na sede do Sebrae, em Porto Alegre; e no Pará os 1,8 mil feirantes do mercado Ver o Peso, que foram capacitados para vender mais no dia 5 de outubro, estarão vestidos com avental, boné e camisetas do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Para saber mais sobre a programação, visite o hotsite do Movimento: http://www.compredopequeno.com.br/