Presidentes de sindicatos da indústria cerâmica de todo país estarão reunidos nesta semana, 15 e 16 de outubro, em Cuiabá, para debater os desafios do setor. Durante o 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Cerâmica, que será realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), serão apresentadas as boas práticas do segmento. Uma delas, a parceria entre o Sindicer/MT, o Senai/MT e o Sebrae/MT, que possibilitou a implantação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos em indústrias associadas ao sindicato.
Segundo o presidente do Sindicer/MT, José Lavaqui, fizeram parte desse programa 14 empresas, a maioria delas instaladas em Várzea Grande, que receberam orientações sobre a maneira correta da destinação dos resíduos. “Além da sustentabilidade ambiental, as empresas têm ganho econômico, pois tudo que iria para o lixo está sendo reutilizado”, explica.
Com a implantação do plano de gerenciamento de resíduos, os cacos e sobras da produção de tijolos que eram descartados, agora são moídos, e um percentual desse material é adicionado à argila utilizada para fazer novos tijolos. Ou seja, nada é desperdiçado. Mais uma alternativa importante surgiu para dar destino a materiais também considerados resíduos, como as cinzas que passaram a ser doadas para hortas e pomares.
Intercâmbio Setorial
O primeiro dia do evento começa às 9h, no auditório do Sistema Fiemt, onde o presidente do Sindicer/MT irá apresentar o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos. Ainda no período da manhã, os presidentes, representando cada estado da federação, vão rever os desafios e propostas definidas no 1º Intercâmbio, realizado no ano passado. À tarde, eles irão elaborar um plano de ação das novas propostas que surgirem para serem implementadas nos estados. No segundo dia do encontro, o grupo conhecerá de perto algumas indústrias cerâmicas.
O 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Cerâmica é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Fiemt. Em Mato Grosso há 190 indústrias cerâmicas que geram 2.624 empregos.
Fonte: Fiemt