O 3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) percorrerá todas as Representações Regionais Firjan/Cirj, durante outubro. Promovido gratuitamente pela Federação, o evento deste ano terá como foco a eficiência no consumo de água e energia. Serão apresentados 13 passos para que o próprio empresário avalie suas instalações, de forma a identificar oportunidades de melhorar a gestão desses recursos e ser mais competitivo.

Ao fim de cada palestra, uma cartinha sobre o tema será distribuída, e técnicos da Gerência de Meio Ambiente e do Centro de Tecnologia Senai (CTS) Ambiental farão atendimentos individualizados aos interessados em esclarecer dúvidas. “Queremos mostrar que, com alguns ajustes simples, as empresas conseguem reduzir custos e se adequar à legislação, ficando regulares ambientalmente e ainda podendo apresentar um diferencial competitivo”, explica Carolina Zoccoli, especialista em meio ambiente da Firjan.

Eficiência Energética

Um exemplo é o uso de lâmpadas mais eficientes, que chegam a representar uma economia de 12,5% em relação às fluorescentes. A substituição pode ser adotada sem troca de luminária ou mudança no sistema de energia, ou seja, com baixo investimento, rapidamente recuperado. Outra sugestão é aprender a calcular o consumo de determinado aparelho para analisar se compensa investir em um produto mais eficiente. “As contas de água e de luz são um custo muito significativo nas MPEs”, observa Carolina.

A especialista explica que o evento acontece pelo terceiro ano consecutivo, voltado, exclusivamente, para MPEs, que apresentam aspectos ambientais diferentes das grandes empresas, cujos impactos exigem soluções geralmente mais sofisticadas.

Próximas datas

No dia 19 de outubro, às 18h, o evento estará na RR Noroeste Fluminense (Itaperuna). No dia seguinte (20), ele irá para Campos, no mesmo horário. No dia 22 deste mês, às 10h, é a vez de Duque de Caxias receber as palestras. Por fim, Niterói encerra o ciclo, no dia 28, às 09h.

Para se inscrever, basta ligar para 0800 0231 231 ou 4002 0231.

Fonte: Carta da Indústria