O Sindicer/RN e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no âmbito do projeto de Eficiência Energética na Indústria de Cerâmica Vermelha da América Latina (EELA), comemoram o sucesso do lll Ciclo de Palestras e Mostra Técnica de Fornos Eficientes realizado nesta terça-feira (10). O evento contou com a participação de mais 70 pessoas, incluindo empresários, fornecedores, parceiros e ceramistas do Rio Grande do Norte e de outros estados.

As palestras aconteceram na Cerâmica Itajá, com o presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz Pessoa, o consultor técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, o engenheiro Joaquim Augusto Rodrigues, que é coordenador do projeto EELA e também consultor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o gerente do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) da unidade de Assú, Valderi Dantas, e o gestor de projetos na Construção Civil e Cerâmica Vermelha do Sebrae/RN, Edilton Cavalcanti.

Após as palestras, os participantes fizeram visitas técnicas a três cerâmicas dos municípios do Vale do Açu: Itajá, Pataxó e Portal do Vale. Lá, conheceram o processo de produção e os diferenciais dos fornos Sedan e metálicos móveis.

Para Rodrigues, as ações do sindicato proporcionam as empresas associadas o crescimento através do uso de novas tecnologias. “Eventos como esse, promovido pelo ELLA, em parceria com o Sindicer e o Sebrae, são de grande importância para a difusão de alternativas tecnológicas para a melhoria do setor no estado. Estão de parabéns todos os envolvidos, instituição, fabricantes e ceramistas”, disse.

O presidente do Sindicer/RN avaliou o III Ciclo de Palestras como sendo o que obteve melhor resultado, considerando os ciclos realizados durante o ano, e garantiu que para 2016 já estão sendo estudados eventos voltados para a qualificação dos empresários  e colaboradores, sempre com foco no resultado do produto final.