O superintendente do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Haroldo Mattos de Lemos, apresentou hoje (26), na Fiesp, a norma ABNT NBR ISO 14001 2015, que define os requisitos para implantar o sistema da gestão ambiental.
Em relação à revisão atual da 14001, que prevê melhoria contínua e recertificação de 3 em 3 anos, explicou que foi mais signficativa, em razão da proliferação de sistemas de gestão, à legislação ambiental mais exigente e a pressões sobre o ambiente. Agora também se consideram a mudança climática e a degradação dos ecossistemas e biodiversidade. E há maior foco em sustentabilidade e transparência.
A 14001 passou a incorporar a estrutura adotada pela ISO para todos os sistemas de gestão. Liderança é algo que ficou bem mais claro para todos os sistemas de gestão. A liderança tem responsabilidades específicas definidas para promover a gestão ambiental na organização.
Organizações precisam agora definir as partes interessadas, internas e externas, e suas necessidades e expectativas relevantes. Também precisam escolher quais são os requisitos obrigatórios e quais são voluntários. Devem considerar ainda fatores externos, fatores internos e condições ambientais afetadas por seu funcionamento.
Em política ambiental se considera a proteção ambiental, incluindo prevenção da poluição, mitigação e outros fatores importantes para a organização. Na revisão, considera-se a conformidade a cumprimento das obrigações e maior foco na avaliação de risco.
Em perspectiva de ciclo de vida, a organização deve determinar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, que ela possa controlar e aqueles em que possa influenciar, com seus impactos associados, considerando a perspectiva de ciclo de vida – não é, no entanto, requisito para estudo completo de ACV.
Outra novidade é que processos terceirizados devem ser controlados ou influenciados pela organização. Deve haver igual ênfase na comunicação interna e externa. Considerando a evolução dos sistemas de armazenagem, a revisão incorpora o conceito de informação documentada, em vez de documentos e registros.