Materiais resultantes do processo de extração mineral podem ganhar novos fins na engenharia de casas e prédios, que não o depósito em uma barragem de rejeitos. O aproveitamento desses resíduos ou a adoção de qualquer outra prática que reduza o impacto ambiental trazido por uma edificação é o novo desafio da construção civil.
O assunto ganha destaque, hoje (18) e amanhã (19), com a realização do 5º Seminário Internacional de Construção Sustentável, em Belo Horizonte. O evento é idealizado pela EcoConstruct.
Diretora técnica e comercial da empresa, Cristiane Silveira de Lacerda acredita que o momento é propício para o debate. “Tragédias semelhantes à que atingiu o município de Mariana sempre acendem o sinal vermelho para a população e grandes corporações sobre os riscos do desenvolvimento em desarmonia com o meio ambiente”.
De uma hora para outra, diz Cristiane, as pessoas se dão conta de que o progresso tem que ser sustentável, ou o futuro da própria humanidade ficará ameaçado.
Alternativas
No caso da mineração, exemplifica Cristiane, os rejeitos podem ser transformados em tijolos. Ainda hoje, porém, faltam investimentos que viabilizem a aplicação dessas ideias.
O seminário também irá propor a discussão sobre eficiência energética na construção civil, mostrará novos produtos ecológicos e apresentará a experiência de outros países. “Um dos convidados de mais destaque é o professor Lutz Katzschner, da Alemanha, que presta serviços de consultoria no mundo inteiro e tem ajudado no planejamento de novas cidades”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail contato@ecoconstruct.com.br ou pelos telefones (31)3786-1760 ou 99981-3261. Estudantes pagam R$ 150 e profissionais R$ 300. A programação completa está no portal da EcoConstruct.