A construção civil aderiu ao esforço que mobiliza o país para combater o mosquito Aedes aegypti e impedir o avanço da dengue e outras doenças graves como o zika e a chikungunya. Sindicatos empresariais do setor iniciaram campanhas contra o mosquito e também de conscientização dos trabalhadores nos canteiros de obra espalhados pelo país. Líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, alerta que essas ações são primordiais no combate ao mosquito, com vistas a proteger a saúde do trabalhador da construção e da sociedade como um todo. “Eu tenho recomendado a todas as construtoras que mantenham um responsável dentro do canteiro de obra para cuidar disso”, afirma. Segundo ele, a orientação é averiguar a incidência e tomar as providências para impedir a formação de focos da doença nas obras.
SINDUSCON – PE FAZ PARCEIRA COM A PREFEITURA DO RECIFE
A fim de evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE), através da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção desenvolvida pela entidade, possui uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife desde 2014. O trabalho conjunto envolve ações como palestras, proferidas por representantes do Centro de Saúde Ambiental, e o treinamento dos técnicos e estagiários de segurança do trabalho que compõem as equipes de visitação nos canteiros de obras. Além disso, há distribuição de material informativo, com a doação de panfletos e cartazes para os canteiros de obras; e o treinamento “in loco” dos operários sobre os cuidados para evitar acúmulo de água parada nesses ambientes.
SINDUSCON – JP FARÁ CAPACITAÇÃO DE TRABALHADORES
A partir do dia 20 deste mês, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), com o apoio dos órgãos de Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador, das Secretarias de Saúde município e do Estado, vai iniciar o treinamento de pessoas que trabalham nos canteiros de obras para que sejam multiplicadores de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os trabalhadores receberão informações sobre a sintomatologia das doenças, os efeitos nefastos à saúde e, em especial, as formas de impedir a expansão do vetor das doenças.
Fonte: Cbic