Foi realizada ontem (12), na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), na cidade de São Carlos/SP, a 6ª reunião da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179). O presidente da Anicer, Natel Moraes, o diretor de relações institucionais, Sandro Silveira e o diretor de normas e qualidade, Constantino Frollini Neto, participaram do encontro.

Também estiveram na reunião o presidente do Sindicer Morro da Fumaça/SC, Sérgio Pagnan, o vice-presidente do Sindicer/RN, Álvaro Anídio Batista e o gerente técnico, Bruno Frasson, que avaliou como positivas as discussões do encontro.

“Foi bem produtivo. Tivemos com um grupo de participantes que atuam em diversas frentes ligadas à alvenaria estrutural, como universidades, ceramistas, projetistas, escritórios de engenharia e arquitetura, entidades como Anicer, sindicers, Abece, ABCP, Bloco Brasil, entre outras”, conta Frasson.

Na ocasião, foi feita a leitura e aprovação da minuta de ata da 4ª reunião de 2015, a revisão da ABNT NBR 15.812; discussão dos pontos para unificação da NBR 15812 com a NBR 15.961, o levantamento de questionamentos técnicos na versão atual da norma que precisam ser revisados; e o levantamento de tópicos relacionados à Alvenaria Estrutural que podem ser incluídos na revisão de norma.

“Firmamos um documento com assinatura de todos os presentes que será submetido à ABNT. É consenso dos setores de cerâmica e concreto que haja uma única norma para alvenaria estrutural, contemplando blocos cerâmicos e concreto”, afirma o gerente técnico da Anicer.

A ABNT, único foro de normalização nacional, promove encontros da comissão de estudo para discutir e estabelecer por consenso as regras, diretrizes ou características para as atividades na indústria ceramista em nível nacional. Todos os projetos e atas das reuniões da comissão estão disponíveis no Livelink.

IMG_3698