Um artigo produzido pelo corpo técnico da Anicer e da Fundacer será publicado no 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de 15 a 17 de junho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Com o tema “resíduos sólidos e mudanças climáticas: as grandes consequências de cada atitude”, o evento apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial.
A publicação “Carbono social na indústria de cerâmica vermelha: um estudo de caso da Cerâmica Kitambar” foi produzido pelo engenheiro cerâmico da Fundacer Bruno Frasson, o consultor técnico da Anicer, Edvaldo Maia, e técnico do Sindicer Morro da Fumaça/SC, Alexandre Zaccaron.
O case de sucesso trabalhado no artigo é o premiado projeto de carbono social desenvolvido pela Cerâmica Kitambar, localizada em Caruaru, no agreste de Pernambuco.
A empresa interrompeu o uso de lenha nativa e investiu em equipamentos que possibilitam a alimentação dos fornos com biomassa renovável, tais como resíduos de poda de caju e casca de coco.
Tal mudança causou um diminuição significativa nas emissões de carbono da empresa, gerando créditos de carbono.
Parte da receita gerada pela venda dos créditos é reinvestida em projetos sociais que apoiam a comunidade de Caruaru, como o incentivo ao tratamento de crianças com câncer e a construção de um centro para tratamento de usuários de drogas. Para mais informações sobre o evento, clique AQUI.