Em meio a cenário de recessão econômica, o 45º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, no Expo D. Pedro, em Campinas/SP superou as expectativas.
Promovido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), em parceria com as associações e sindicato anfitriões – Acervir, Acertar e Sindicercon –, o evento ofereceu mais de 16h30 de conteúdo técnico, entre palestras, fóruns, minicursos e um debate. Durante os três dias do evento, 1.653 pessoas circularam no pavilhão do Expo Dom Pedro.
A crise que compromete fortemente o setor da indústria nacional pautou mais de uma das apresentações. Os consultores e especialistas apontaram caminhos, deram dicas e trouxeram uma luz para que os empresários enfrentem, cresçam e criem oportunidades neste período difícil.
A programação também contemplou os temas sustentabilidade como ferramenta de negócios, inovações tecnológicas, norma de desempenho, compra de energia elétrica no mercado livre e outros.
Uma grande festa marcou o encerramento, no dia 26, com a entrega do Prêmio João de Barro – que premiou pela primeira vez um professor universitário, Guilherme Parsekian/UFSCar – e o show gratuito do grupo Demônios da Garoa. Já no sábado, dia 27, os ceramistas fizeram duas visitas técnicas às cerâmicas Mundi, em Salto, e Formigari, em Itapira.
Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado na cidade de Campinas, que se destaca por ser um dos polos do segmento cerâmico do estado. Em São Paulo, mais de 600 indústrias cerâmica estão instaladas, gerando cerca de 35 mil empregos diretos e 110 mil indiretos. No Brasil, o setor movimenta cerca de R$ 18 bilhões por ano, representando 5% da cadeia da construção civil.
“Quero agradecer a presença de todos de forma maciça aqui no nosso 45º Encontro Nacional. Foi muito bom contar com a participação dos ceramistas e fornecedores. As clínicas e fóruns foram ótimos. Enfim, foi mais do que a gente esperava. Somos todos cerâmica!”, comemora o presidente da Anicer, Natel Moares.
FEIRA – Paralelo ao encontro, foi realizada a 19ª Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos e Insumos para a Indústria Cerâmica – Expoanicer. A feira reuniu 60 marcas de sete países, dentre eles, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Itália. Apesar da crise, os fornecedores conseguiram fechar negócios na ordem de R$ 40 milhões, reforçando a dimensão do evento do evento, que figura nas primeiras posições do ranking mundial de feiras para a indústria de cerâmica vermelha.