Foi realizada no dia 17 de novembro a 22ª reunião da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179), na sede do Sindicer Morro da Fumaça, em Santa Catarina. Na ocasião, os participantes fizeram a revisão da NBR 15.310 – Componentes cerâmicos – Telhas – Terminologia, requisitos e métodos de ensaio.

“O objetivo principal da reunião ter sido realizada em Santa Catarina foi devido a grande concentração de fabricantes de telhas cerâmicas, especialmente as telhas grês e semi-gres”, esclarece o engenheiro cerâmico, Bruno Frasson.

O encontro teve uma participação bastante significativa, com a presença de institutos de pesquisas, laboratórios e empresários e entidades do estado, entre os quais o Senai/SC, Senai/SP, CCB, empresas do SP e Sindicer/RN.

“A reunião foi muito importante para o avanço do processo de normalização, com a presença de mais de 30 pessoas. A norma tem abrangência nacional, por isso é fundamental que haja participação nacional”, comenta.

Ainda segundo Frasson, a norma de telhas atual necessita incorporar a coordenação modular em suas medições. “Para isso, a comissão tem trabalhado a padronização de medidas, inclusive por questões mercadológicas”, explica.

Todos os projetos e atas das reuniões da comissão estão disponíveis no Livelink.

whatsapp-image-2016-11-21-at-09-14-27