Apesar das previsões para o cenário econômico nacional apontarem para um 2017 ainda bem difícil, o setor industrial do Mato Grosso Sul deve apresentar uma recuperação neste ano, em comparação a 2016. Essa é a projeção do Radar Industrial, um levantamento que foi apresentado pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, no final do ano passado, na Casa da Indústria, em Campo Grande/MS.
Pelas previsões de Longen, o setor deve ter um aumento de 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB), saltando de R$ 18,4 bilhões para R$ 20,2 bilhões. “Esses números positivos não são por acaso. São resultado de um esforço conjunto entre a Fiems, na defesa dos interesses do setor industrial, e o Governo do Estado, especialmente na concessão de incentivos fiscais e na consequente atração de novos investimentos”, destacou.
Para o presidente da Fiems, se o governo federal cumprir com o planejamento e as reformas política, fiscal, trabalhista e da previdência, a economia voltará a crescer em breve.
“O Sistema Fiems está presente em 39 municípios, incluindo unidades do Senai, do Sesi, do IEL e Bibliotecas da Indústria do Conhecimento. Preenchemos, durante o ano de 2016, 123 mil vagas em 354 cursos espalhados por 54 cidades e pretendemos aumentar esse número em 2017, chegando a 153 mil vagas em 379 cursos nas 79 cidades do Estado”, detalhou.