O Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) está disponibilizando uma equipe de profissionais de Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho para auxiliar as empresas na promoção de ações preventivas, visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil.

A preocupação da entidade é com o cumprimento das legislações vigentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, dos estados e dos municípios, para que as empresas não sofram penalizações.

O gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, José Bassili, recomenda que as empresas planejem as áreas de segurança para 2017, já que muitas ações demandam capacitação de funcionários.

“É importante que as companhias se adequem às leis, verifiquem se estão com documentos e normas em dia, equipamentos validados pelo Inmetro, etc.”, aconselha.

Em 2017, o Seconci-SP vai realizar um levantamento de dados estatísticos sobre prevenção de acidentes de trabalho na construção. A pesquisa não vai identificar as empresas, pois o propósito é fazer um retrato do setor.

“O objetivo é identificar quais são os principais tipos de ocorrências nos canteiros de obras e saber como acontecem”, explica Uelinton Luiz, supervisor de Segurança do Trabalho da entidade paulista.

under construction