Mais do que proteger o ambiente natural e prestar satisfação à sociedade, a gestão ambiental é uma variável indispensável para empresas garantirem a sustentabilidade dos seus negócios. Pensando nisso, o Seminário Firjan de Ação Ambiental vai promover um diálogo entre especialistas sobre as tendências nos principais temas que afetam os processos, bens e serviços oferecidos pela indústria: resíduos sólidos, água e efluentes, emissões atmosféricas, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, das 14h às 18h30, na sede da Federação, no Centro do Rio.
A palestra magna, no primeiro dia, será do chefe de Departamento de Relações Públicas e Assuntos Governamentais da Toyota, Vinícius Albert Sabin, com o tema “Sistema Toyota de Produção e Gestão Ambiental: Soluções Inteligentes”. Conhecido por ter inspirado a filosofia de gestão Lean, o sistema da empresa permite a redução de impactos ambientais, do consumo de matérias-primas, a eliminação de desperdício, entre outros benefícios. A apresentação será seguida do debate “Lean: quando menos é mais”.
O evento vai apresentar, ainda, outros casos de sucesso de empresas que investem na gestão ambiental como um diferencial competitivo. O impacto das ações ambientais para as avaliações de financiamento e uma ferramenta lançada pela Ambev para incentivar e ajudar outras empresas a economizarem água são outros destaques da programação.
Além disso, os participantes poderão experimentar o simulador de realidade virtual o “Amazônia Adentro”. Iniciativa da organização Conservação Nacional, a exibição tem objetivo de proporcionar ao público uma experiência de imersão que sensibilize quanto aos serviços ecossistêmicos fornecidos por este bioma, como regulação do clima global e do regime de chuvas no sudeste.
O seminário é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível a programação completa. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.
O evento conta com parceria da União para BioComércio Ético (UEBT – sigla em inglês) e do Projeto Teeb (Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade) Regional e Local – parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).