A cerimônia de encerramento do 47º Encontro Nacional foi aberta por um discurso emocionado do presidente da Anicer, Natel Moraes. Agradecendo a presença de todos, Moraes falou sobre a importância da realização do Encontro na Paraíba e do que isso representa para a indústria local. “O que vimos aqui pode ser visto em poucos lugares. Esse é o papel do Encontro, proporcionar um ambiente que una o debate técnico e acadêmico à oportunidade de fechar bons negócios e firmar parcerias”.
A entrega do Prêmio João de Barro coroou o encerramento do evento. Antes da cerimônia, foi exibido um vídeo com os melhores momentos do evento e depoimentos dos participantes revelaram o sucesso desta edição. Na sequência, Moraes e João Neto anunciaram os vencedores do prêmio da edição 2018, escolhidos durante a Assembleia da Anicer.
Na categoria Melhor Instituição, o Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer – RN), levou o prêmio pelo projeto Tijolo Legal. Uma iniciativa lançada pelo sindicato, que tem como principal objetivo incentivar a venda regular e legal dos tijolos e telhas cerâmicas por fabricantes, revendedoras e distribuidoras em todo o Rio Grande do Norte.
Na categoria Personalidade Não Cerâmica, o empresário da Duracer, Jamil Duailib, ganhou o troféu. Já na categoria Personalidade Cerâmica, o ceramista Francisco Xavier de Andrade, da Cerâmica Salema foi o grande vencedor. Sr. Chico, como é carinhosamente conhecido, subiu ao palco com toda a família e agradeceu pela indicação do seu nome ao Prêmio.
O Prêmio João de Barro é uma iniciativa da Anicer para reconhecer e destacar aqueles que contribuem com ações inovadoras e práticas de qualidade para a melhoria e desenvolvimento do setor no Brasil.