No dia 29 de outubro, das 18h às 20h, o Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), se reuniu no Auditório da Unicamp, em Campinas, para dar início a discussão para elaboração do texto-base 002:123.010-001/4 – Alvenaria Estrutural – Parte 4: Estrutura em Situação de Incêndio.
“Essa reunião da ABNT foi para elaborar a parte 4 da Norma, que é composta pela Parte 1-Projeto, Parte 2-Execução e Controle de Obras e Parte 3-Caracterização dos Elementos. Isso já está pronto e vai para consulta pública. A Parte 4, trata da segurança contra incêndio e, neste caso, nós não temos uma norma nacional, tudo o que temos hoje, está baseada no Eurocode, que é uma norma europeia. Por isso, aproveitamos a realização do workshop internacional e minicurso sobre alvenaria estrutural em situação de incêndio, com a presença de um especialista internacional na segurança contra incêndio e começamos a elaborar uma norma nacional, onde identificamos a necessidade de realizar vários ensaios para entender o comportamento dos elementos para a alvenaria estrutural nacional, em bloco cerâmico e bloco de concreto. Agora, os próximos passos serão para a elaboração de vários ensaios, nos laboratórios da Unicamp, IPT, UFSCar e outros que estiverem disponíveis, para daí começarmos a inserir os dados e analisar o nosso texto”, explicou o Diretor de Relações Institucionais da Anicer, Sandro da Silveira.
Quarenta e quatro pessoas participaram da reunião, que contou com representantes da Anicer, Acervir, USP, Unicamp, UFSCar, UNESC, UFRN, UFPE, UFSM e especialistas do setor. O Coordenador do Comitê, Guilherme Parsekian, apresentou um texto-base, elaborado por ele, com a colaboração do Mestre em Ciências Wallison Medeiros (UFSCAR) e do Dr. Armando Lopes Moreno Junior (UNICAMP).
Na edição de outubro da Revista da Anicer, o Dr. Armando Lopes Moreno Junior dá uma entrevista sobre o tema. Clique aqui e leia na íntegra.