A primeira reunião da Comissão de Estudos de Blocos Cerâmicos da ABNT de 2019, aconteceu na última quinta-feira (14), na sede da Associação de Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região – Acervir, em Itu (SP).
A reunião teve como objetivo analisar a ABNT NBR 15.270, publicada em 29 de novembro de 2017 e elaborar uma emenda, com base em alterações propostas. Um relatório técnico, elaborado sob a coordenação da Entidade Gestora Técnica do PSQ – Senai Três Rios, foi apresentado e vários laboratórios, que participam do programa e são acreditados à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – Cgcre, puderam apresentar sugestões de melhorias para que ocorra entendimento entre todas as partes envolvidas.
Vinte pessoas estiveram presentes, entre representantes de laboratórios, ceramistas, sindicatos e associações do setor. As principais alterações estão relacionadas ao aumento de clareza de algumas partes textuais, figuras, expressões de resultados de ensaios e padronização de ranhuras internas do bloco estrutural. Conforme estudo desenvolvido pela UFSCar, em parceria com Anicer, ficou comprovado o aumento de desempenho – melhor aderência entre a interface bloco x graute.
Haverá ainda uma nova reunião para continuidade da elaboração da emenda.