Aconteceu ontem (11), em Rio Branco, no Acre, o I Seminário Tecnológico da Cerâmica Vermelha do Acre. O evento, que contou com parceria da Anicer, abordou diversos temas, entre eles: Cenário da construção civil – desenvolvimento tecnológico, inovações, crise e a retomada do crescimento; Produtividade na indústria de cerâmica vermelha: indicadores, argilas e preparação de massa, produção, regulagem de boquilhas, secagem e queima; Controle da qualidade: implantação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade; montando um pequeno laboratório; PSQ – Programa Setorial da Qualidade do PBQP-H; normas técnicas e portarias; Comercialização: PSQ, produtos similares, Norma de Desempenho, novos produtos e mercados.

Teve ainda uma palestra destinada aos profissionais da construção civil e estudantes, onde foram destacados os seguintes temas: Produtos cerâmicos: ACV – Avaliação do Ciclo de Vida e a sustentabilidade na construção; Alvenaria estrutural e racionalizada com blocos cerâmicos; Sistemas de coberturas com telhas cerâmicas; Norma de Desempenho (NBR 15.575/2013): requisitos mínimos e exemplos.

O Consultor Técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, representou a Anicer no evento e sorteou um ingresso para as Palestras e Minicursos do 48º Encontro Nacional, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, no Paraná. O vencedor do sorteio foi o ceramista France Soster, o “Gringo”,  da Cerâmica do Gringo.