No último dia 20 de agosto, a Caixa Econômica Federal lançou a linha de financiamento habitacional com atualização do saldo devedor pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A contratação de crédito imobiliário com índice de preços foi regulamentada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e seu enquadramento foi ampliado para os financiamentos de imóveis residenciais no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), além do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).
Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul – Sinduscon/MS, Amarildo Miranda Melo, representante do segmento da indústria da construção civil de Mato Grosso do Sul, está previsto que 40,4% dos projetos residenciais, parados devido à atenuação do setor, poderão ser retomados ainda no segundo semestre.
Para Melo, as indústrias do setor acreditam numa possível abertura de novos postos de trabalho com a nova linha de financiamento da Caixa Econômica Federal. “Atualmente, 78% de todo o crédito imobiliário disponível no Brasil é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. O anúncio de que a instituição financeira vai trabalhar com um novo formato de financiamento para imóveis residenciais, além de garantir mais segurança para o empresário e para o consumidor investirem, vai movimentar o mercado e aumentar o número de postos de trabalho”, diz o empresário.