Começou na última terça-feira (12), em 18 países, a primeira pesquisa latino-americana sobre o nível de maturidade BIM (Building Information Modeling), sob a gestão da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A pesquisa no Brasil terá apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A análise terá três segmentos do setor da construção: incorporadoras, construtoras e projetistas (arquitetos, engenheiros e consultores). A pesquisa “Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina” incluirá 1.180 empresas de toda a América Latina e seus resultados serão apresentados no Smart Market Report (SMR), relatório que segue o padrão já utilizado pela consultora em outros locais, como a Europa e América do Norte, e que também dedica espaço para estudos de casos bem-sucedidos de utilização do BIM, o que dá mais visibilidade para os processos desenvolvidos por empresas regionais.
A ação poderá permitir a inclusão da América Latina, incluindo o Brasil, nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico acerca da aplicação e da gestão BIM como fator de transformação e inovação no setor de construção civil.
Profissionais brasileiros interessados devem entrar em contato pelo e-mail: comat@cbic.org.br, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com o título: pesquisa BIM. A quantidade de inscrições é limitada.