No último dia 19 de novembro, o presidente da Anicer Natel Moraes, participou do lançamento do Programa Tijolo Pai D’Égua, no Pará. Realizado em parceria com o Sindicato da Indústria de Olaria Cerâmica para Construção e de Artefatos de Cimento Armado do Estado do Pará – Sindolpa, a , iniciativa visa analisar e certificar as empresas que se dedicam a fabricar tijolos e telhas que respeitam as leis.
Na ocasião, o Senai certificou as oito primeiras empresas participantes do Programa, que foi criado em 2018 e garante que a produção atenda as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Os testes de qualidade são feitos no Laboratório de Ensaio de Cerâmica Vermelha do Senai, no município de São Miguel do Guamá/PA, o único do Norte do país acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para ensaios cerâmicos.
Presente na cerimônia de certificação, o presidente da Anicer, Natel Moraes, destacou a importância do Tijolo Pai D’Égua como exemplo para os outros sindicatos do setor. “O que estamos vendo aqui é a junção de várias instituições fortes, que dão credibilidade ao programa e contribuem para o fortalecimento do setor. Iniciativas como esta com certeza servem de espelho para outros estados”.

Para o presidente do Sindolpa Rivanildo Hardman, o programa pretende ser um marco regulatório e de transformação na fabricação e comercialização de produtos em cerâmica vermelha no estado do Pará. “Queremos trabalhar de uma ponta a outra, falando com o consumidor final, pedreiros e engenheiros, para que eles saibam que essa certificação existe para otimizar o trabalho deles. Hoje, somos obrigados por lei, a padronizar as medidas da altura, largura e espessura, além de proporcionar a rastreabilidade, com os números do lote, CNPJ e afins”, disse Hardman.
O diretor regional do Senai Pará, Dário Lemos, destacou que o Tijolo Pai D’Égua é também um aliado para a segurança de trabalhadores e do meio ambiente. “Nosso objetivo é fortalecer o setor, incentivar a legalidade e a qualidade dos produtos. Com isso, ganha o consumidor final, os trabalhadores que atuam no setor, que poderão atuar com mais segurança, além do meio ambiente, que não será afetado com a exploração de solos ilegais”, destacou o diretor, reforçando também a importância da interação entre os sindicatos. “A força do Sinduscon/PA aliando-se aos sindicatos de cerâmica é uma comprovação de que as entidades representativas são fundamentais para o fortalecimento das empresas dos seus respectivos segmentos, com iniciativas como esta que melhoram o desenvolvimento da cadeia produtiva local”, reforçou.
Neste primeiro ciclo do Programa Tijolo Pai D’Égua foram certificadas as empresas Cerâmica Vermelha; Telha Vermelha; Cerâmica Tacajos; Cerâmica Tropical; Cerâmica Barreira; Nippon Cerâmica; Pará Cerâmica; e Cerâmica Feijoal.
