Na última terça-feira (21) foi realizado o 2º Webinar da Rede APL Mineral – Diálogos com o Setor Mineral “A importância da Metodologia BIM para impulsionamento de negócios digitais para os APL de Base Mineral na retomada da ecomonia”, promovido pelo Sebrae Pernambuco, via Youtube. O Diretor de Marketing da Anicer, Constantino Bueno Frollini, foi um dos convidados do evento e falou sobre a situação das indústrias do APL de Cerâmica Vermelha.
O evento foi idealizado após o início da pandemia do novo coronavírus, já que uma série de medidas foram tomadas em enfrentamento a crise e observou os efeitos sobre a economia e sobre o setor mineral e da cadeia produtiva da construção civil. O objetivo do Webinar foi para discutir sobre a utilização do BIM após o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020 para execução direta ou indireta de obras realizadas por entidades da administração pública federal.
De acordo com Frollini, houve troca de informações sobre o processo de BIM e como os diversos setores enxergam a implementação da tecnologia no Brasil. Para ele, o mais importante é a informação. “O BIM não é simplesmente um desenho em 3D, o mais importante é o “i” do BIM, que significa informação. Sem as informações de caracterização do componente – pode ser um bloco, uma telha, uma janela ou porta, uma conexão hidro-sanitária etc – e do seu potencial de desempenho dentro do sistema que ele está inserido. A biblioteca acaba sendo só alguns desenhos bonitinhos que não servem para o projetista. Por esse motivo é tão importante a caracterização de nossos produtos”.