A Firjan SENAI disponibiliza vagas gratuitas em cursos EaD com aulas on-line, para atender exclusivamente as necessidades de aperfeiçoamento de profissionais da indústria fluminense. Até abril, serão abertas inicialmente 1.125 vagas em diversos temas, mas a expectativa do Programa Emprega Mais na Firjan SENAI é capacitar 7.200 industriários até dezembro no Rio de Janeiro, através do Acordo de Cooperação firmado com a União, por intermédio do Ministério da Economia (ME) via Departamento Nacional do SENAI.

“O objetivo principal do programa é contribuir para o aumento da produtividade do trabalho, do desempenho profissional e da empregabilidade, uma vez que o industriário irá se aperfeiçoar em novas tecnologias e técnicas de gestão”, ressalta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, ao destacar a importância do acordo firmado em 2019, mas adiado devido à pandemia.

No Rio, o Programa Emprega Mais na Firjan SENAI está sendo retomado com as primeiras turmas no dia 25 de fevereiro, oferecendo 5 dos 11 cursos selecionados para compor o portfólio inicial do programa.

A partir desta semana, serão abertas 125 vagas na plataforma do SENAI para inscrições nos cursos de Automação de Processos Industriais; Lean Manufacturing; Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP; Sistemas Lógicos Programáveis de Manufatura e BIM – Aplicado em Projeto de Arquitetura. As unidades de Volta Redonda, Santa Cruz, Benfica e Petrópolis iniciam os cursos, com turmas de 25 alunos cada.

Em março e abril, estarão disponíveis mais 1.000 vagas na plataforma, 500 em cada mês, para os treinamentos em Aperfeiçoamento para Encarregados de Produção; Excel como Ferramenta de Banco de Dados; Gestão de Produção; Lógica de Programação; Projeto de Sistemas Fotovoltaicos; Técnicas de Controle de Plantas Industriais, além dos cursos já citados. Nos próximos dois meses, também será ampliado o número de unidades Firjan SENAI para o atendimento.

Inscrições

As inscrições para os cursos da Firjan SENAI, que têm duração média de 120 horas ou cerca de dois meses, começam no dia 17 de fevereiro. Para participar do programa, a empresa deve realizar cadastro no Marketplace do SENAI Nacional, selecionar os cursos de aperfeiçoamento desejados e indicar os empregados escolhidos para o treinamento. O Marketplace automaticamente enviará o voucher personalizado aos candidatos, que deverão ativar o voucher para fazer a matrícula. O processo deve ser realizado na plataforma do SENAI.

O número de vagas gratuitas depende do tamanho de cada instituição e da disponibilidade do SENAI: a micro empresa, com até 19 funcionários, e a pequena empresa, de 20 a 99 funcionários, poderão solicitar quantidade de vouchers para vagas nos cursos equivalente a até 20% do número de seus funcionários. Para a média empresa, de 100 a 499 empregados, a cota é de 10%; para a grande empresa, acima de 500 funcionários, 5%.

Na plataforma, serão apresentados cursos das duas modalidades do voucher do programa Emprega Mais: Requalifica e Novo Emprego. Nesta primeira etapa, a Firjan SENAI disponibiliza apenas o “Requalifica”, para micro, pequenas e médias empresas.

A retomada do Programa Emprega Mais entre o governo e o SENAI vai realizar cursos em todos os estados do país, com início das turmas a partir de fevereiro.

Ainda ficou com dúvidas, clique aqui para ter acesso ao passo a passo para se cadastrar no programa Emprega Mais.

Fonte: Firjan