A Firjan SENAI disponibiliza vagas gratuitas em cursos EaD com aulas on-line, para atender exclusivamente as necessidades de aperfeiçoamento de profissionais da indústria fluminense. Até abril, serão abertas inicialmente 1.125 vagas em diversos temas, mas a expectativa do Programa Emprega Mais na Firjan SENAI é capacitar 7.200 industriários até dezembro no Rio de Janeiro, através do Acordo de Cooperação firmado com a União, por intermédio do Ministério da Economia (ME) via Departamento Nacional do SENAI.
“O objetivo principal do programa é contribuir para o aumento da produtividade do trabalho, do desempenho profissional e da empregabilidade, uma vez que o industriário irá se aperfeiçoar em novas tecnologias e técnicas de gestão”, ressalta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, ao destacar a importância do acordo firmado em 2019, mas adiado devido à pandemia.
No Rio, o Programa Emprega Mais na Firjan SENAI está sendo retomado com as primeiras turmas no dia 25 de fevereiro, oferecendo 5 dos 11 cursos selecionados para compor o portfólio inicial do programa.
A partir desta semana, serão abertas 125 vagas na plataforma do SENAI para inscrições nos cursos de Automação de Processos Industriais; Lean Manufacturing; Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP; Sistemas Lógicos Programáveis de Manufatura e BIM – Aplicado em Projeto de Arquitetura. As unidades de Volta Redonda, Santa Cruz, Benfica e Petrópolis iniciam os cursos, com turmas de 25 alunos cada.
Em março e abril, estarão disponíveis mais 1.000 vagas na plataforma, 500 em cada mês, para os treinamentos em Aperfeiçoamento para Encarregados de Produção; Excel como Ferramenta de Banco de Dados; Gestão de Produção; Lógica de Programação; Projeto de Sistemas Fotovoltaicos; Técnicas de Controle de Plantas Industriais, além dos cursos já citados. Nos próximos dois meses, também será ampliado o número de unidades Firjan SENAI para o atendimento.
As inscrições para os cursos da Firjan SENAI, que têm duração média de 120 horas ou cerca de dois meses, começam no dia 17 de fevereiro. Para participar do programa, a empresa deve realizar cadastro no Marketplace do SENAI Nacional, selecionar os cursos de aperfeiçoamento desejados e indicar os empregados escolhidos para o treinamento. O Marketplace automaticamente enviará o voucher personalizado aos candidatos, que deverão ativar o voucher para fazer a matrícula. O processo deve ser realizado na plataforma do SENAI.
O número de vagas gratuitas depende do tamanho de cada instituição e da disponibilidade do SENAI: a micro empresa, com até 19 funcionários, e a pequena empresa, de 20 a 99 funcionários, poderão solicitar quantidade de vouchers para vagas nos cursos equivalente a até 20% do número de seus funcionários. Para a média empresa, de 100 a 499 empregados, a cota é de 10%; para a grande empresa, acima de 500 funcionários, 5%.
Na plataforma, serão apresentados cursos das duas modalidades do voucher do programa Emprega Mais: Requalifica e Novo Emprego. Nesta primeira etapa, a Firjan SENAI disponibiliza apenas o “Requalifica”, para micro, pequenas e médias empresas.
A retomada do Programa Emprega Mais entre o governo e o SENAI vai realizar cursos em todos os estados do país, com início das turmas a partir de fevereiro.
Fonte: Firjan