Sem nenhum ensaio ou preparação, centenas de atores se mobilizaram, em março de 2020, para atuar no eixo Mobilização do Programa Resiliência Produtiva Firjan. Naquele momento, em 13/03/20, apenas dois dias depois da decretação da pandemia no mundo, colaborar com o poder público estadual e municipal no combate ao coronavírus era a missão necessária. O esforço coletivo da federação, ao lado de empresas e instituições, resultou em 4.020.474 de itens doados, como face shields, máscaras, álcool em gel, entre outros produtos.
Ainda no esforço de contribuir com a rede pública de saúde nesse momento difícil da humanidade, a federalção firmou parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e cedeu espaço na Casa Firjan para a vacinação da população contra a Covid-19, a partir de 08/03 deste ano.
“Olhando para trás, fica evidente a grande capacidade da indústria em colaborar e interagir fortemente, tanto no ambiente social quanto no público, diante da debilidade e da deficiência da rede pública de saúde municipal e estadual, no início da pandemia”, avalia Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da Firjan. Ele destacou que a federação foi uma catalisadora dessa capacidade de colaboração e serviu como ponte entre problemas e soluções.
Dos 4 milhões de itens doados pelo programa, que continua hoje com o propósito de colaborar no suprimento de itens para combate à pandemia, 1.072.045 são produção da Firjan SENAI; 313.216 itens provenientes de doações empresariais; e 2.635.213 da articulação empresarial. Se fossem comprados pela rede pública de saúde, o valor total desses itens seria de aproximadamente R$ 6.708.762,30.
Eixo Conteúdo do Programa Resiliência
Já o eixo Conteúdo do Programa de Resiliência Produtiva distribuiu informação ágil e de qualidade, com o objetivo de orientar, prevenir e antecipar tendências. Criado em março de 2020, o “Boletim Firjan” já distribuiu 357 informes aos associados, por WhatsApp, sobre a atuação da Firjan em benefício da indústria. A federação também realizou, desde então, cerca de 500 lives para empresários e produziu 18 manuais preparados por especialistas da Firjan SESI para tornar o enfrentamento à Covid-19 seguro e produtivo, entre eles o Guia de de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais.
Fonte: Firjan