Realizado no dia 30 de novembro, o painel “Inovação e tecnologia: ferramentas para o empreendedorismo”, realizado durante o 93º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), contou com a participação do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Melles destacou a importância da parceria que o Sebrae está construindo com a Câmara da Construção, no sentido de levar às pequenas empresas do setor a oportunidade de se qualificarem para a obter a certificação PBQP-H. O presidente do Sebrae também comemorou o anúncio feito por Pedro Parente, presidente da Caixa, de que o banco vai investir na expansão do microcrédito. Dessa forma, essas construtoras poderão acessar financiamentos da Caixa com juros menores que os praticados no mercado.

No mesmo painel, Pedro Parente antecipou o projeto do banco de criar uma ação na área do microcrédito, espelhada na experiência realizada na Índia, onde agentes financeiros locais realizam empréstimos para 400 milhões de pessoas. Segundo o presidente da Caixa, a estimativa é de que 20 milhões de pessoas possam ter acesso a esse microcrédito, com o suporte de um fundo garantidor. Com isso, ele acredita que será possível atender também a pessoas negativadas.

Pela manhã, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia falado sobre o projeto do governo de reindustrializar o país. Entre as ações propostas no projeto estão a privatização de estatais e a desoneração de setores produtivos da economia.