De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os indicadores de emprego, faturamento e renda na indústria avançaram em novembro de 2021, apresentando uma recuperação moderada. Na comparação com outubro, o faturamento real da Indústria de Transformação cresceu 0,7% no período. O movimento acontece após três períodos consecutivos de queda, com o faturamento chegando a recuar 7,8%.
O emprego registrou avanço de 0,2% em novembro com relação a outubro, após três meses consecutivos de estabilidade. Quando comparado com o mesmo período de 2020, o emprego expandiu 4,1%, retomando a trajetória crescente apresentada desde o segundo semestre de 2020.
Avanço também no número de horas trabalhadas na produção, de 0,7% em novembro frente a outubro. No entanto, a alta não foi suficiente para compensar a queda de outubro (-0,9%). Se comparado com o mesmo período de 2020, o número de horas trabalhadas avançou 1,6% e a comparação do acumulado em 2021 até novembro mostra alta de 10,1% frente ao mesmo período de 2020.
Na massa salarial da Indústria de Transformação, o aumento foi de 1,1% no mesmo período comparado ao mês anterior. Apesar do avanço, o indicador continua abaixo do patamar pré-pandemia e, desde agosto de 2020 tem mostrado dificuldades para se recuperar de forma consistente.
O rendimento médio real, por sua vez, cresceu 0,7% em novembro, em relação a outubro. O resultado quebra uma sequência de quatro quedas consecutivas, apesar da forte tendência de queda.