O governador Cláudio Castro anunciou, durante reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), investimentos de R$ 120 milhões em infraestrutura nos distritos industriais do estado do Rio de Janeiro. As obras incluem pavimentação, acesso rodoviário e saneamento em áreas da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin). Também estão incluídos distritos administrados por municípios. O governo, no entanto, não detalhou quanto será destinado para cada polo industrial.
Criados na década de 1970, existem hoje dez distritos industriais no estado. Desses, quatro estão na Zona Oeste: Campo Grande, Santa Cruz, Palmares e Paciência. Os problemas são muitos: falta de pavimentação, calçadas sem conservação, deficiência na iluminação pública, pontos de ônibus inexistentes, árvores necessitando de podas e população sem espaços de convivência urbana. A situação é caótica.
Além disso, a Avenida Brasil, principal via de acesso a esses polos, sofre com a má conservação, obras inacabadas e os constantes congestionamentos. O escoamento do que é produzido pelas 47 empresas registradas nessas regiões fica prejudicado. Juntas, essas empresas geram mais de 15 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos.
Os demais distritos são Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Queimados, Macaé, Três Rios e São João da Barra.
Durante a reunião na Firjan, o presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou o trabalho do governador Cláudio Castro em atender aos principais pleitos dos empresários e da sociedade em geral.
“O governo do estado tem avançado em pautas importantes para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, como a questão do Santos Dumont, a implantação do GasLub, importante ativo de gás para o empresariado, e os investimentos em infraestrutura na região do Porto do Açu, no Norte fluminense”, disse o presidente.