A guerra entre Rússia e Ucrânia causou uma alta no preço dos combustíveis de 25% em média. O aumento impactou diretamente os custos de operação e os resultados finais de pequenos negócios, que representam quase 99% de todas as empresas do país.
Juntamente com insumos e mercadorias, os gastos com combustíveis foram os que mais impactam os negócios por 63% dos microempreendedores individuais (MEI) e por 61% das micro e pequenas empresas. Somado esse custo às despesas com gás e energia elétrica, eles sobem para 76% (entre os MEI) e 77% para as MPE. Os números são da 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV.
De acordo com o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Ricardo, é hora de parar e analisar esse impacto da alta dos combustíveis nos negócios. “Principalmente aqueles empreendedores e empresas em que o custo dos combustíveis compõem parte significativa do custo de seus produtos e serviços”, declarou.
Weniston destaca ainda que, antes de repassar o aumento para o preço dos produtos e serviços, o empreendedor deve avaliar se o cliente vai conseguir absorver esse aumento. Caso contrário, essa decisão pode representar a perda do cliente e, consequentemente, a perda de receita do negócio. Outro ponto a era considerado é a possibilidade de reduzir as margens de lucro pelo menos por algum tempo.
“Essas decisões serão facilitadas se o empreendedor tiver um bom planejamento financeiro do negócio e os controles financeiros em dia”, recomendou o analista.