O Compras.gov, portal de compras públicas do Governo Federal, está com uma nova atualização. Agora, os usuários podem acompanhar as oportunidades e enviar suas propostas através do aplicativo (compras.gov.br). O projeto de aperfeiçoamento da plataforma conta com o apoio do Sebrae e facilita principalmente a participação das Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas. Com as novas atualizações, as MPE também têm prioridade nas compras com valores abaixo de R$ 80 mil. 

A modernização do aplicativo não trouxe apenas novas funcionalidades, mas modificou a ferramenta para facilitar a experiência dos usuários. Uma mudança importante foi feita no login, que foi incorporado à Rede Gov.br, facilitando o cadastro inicial na plataforma. De acordo com dados do Ministério da Economia, em 2021, dos R$ 130 bilhões gastos em aquisições reconhecidas oficialmente, apenas R$ 37 bilhões foram para as MPE. Segundo o coordenador-geral de Sistemas de Compras Governamentais do ME, Diego Mendes, as permanentes atualizações objetivam incentivar a participação das Micro e Pequenas empresas nos processos de compras públicas. “Nosso sistema está totalmente reformulado para atender às legislações que beneficiam as micro e pequenas empresas. Nossa equipe trabalha continuamente para trazer uma experiência fluida, eficiente e dinâmica para os usuários”, apontou o coordenador.

O Compras.gov.br está disponível na App Store e no Google Play, com download gratuito.