A Sondagem Indústria da Construção de julho, divulgada nessa quarta-feira (17/08) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que o setor continua registrando resultados satisfatórios nos níveis de atividade e de emprego. O crescimento, identificado em julho, ajuda a justificar a última revisão de crescimento do PIB da Construção Civil.
Segundo a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, com o incremento de atividades, a confiança dos empresários do setor tende a seguir aumentando. O índice de confiança alcançou 60 pontos em agosto, o que significa que ela está mais forte e disseminada no setor.
“A intenção de investimento do empresário da construção atingiu o maior patamar desde 2014. Caso se confirme, certamente registrará reflexos muito positivos para a economia brasileira”, avaliou Ieda.
A melhora da confiança do empresário do setor foi detectada, especialmente, na avaliação do empresário sobre a economia brasileira e sobre as expectativas para os próximos seis meses. Nesse contexto, as novas projeções de crescimento para a economia brasileira neste ano (em torno de 2%) e a redução nas projeções para a inflação nacional (agora em torno de 7,1%) podem estar contribuindo para que o empresário fique mais confiante. A economista também ressaltou a importância das últimas medidas adotadas para o programa Casa Verde e Amarela (CVA). “O empresário pode estar projetando novas contratações o que, aliado as estimativas de maior crescimento da economia neste ano, impulsiona a sua confiança”, frisou.