O Ministério da Educação institui, por meio da Portaria nº 615/2022, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE) e o seu Conselho Consultivo (CC-EnergIFE). A Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de agosto.

Por meio de ações de capacitação, infraestrutura, parceria, pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo, o programa visa ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética.

Uma de suas diretrizes tem o objetivo de impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável e eficiência energética.

As ações do EnergIFE serão realizadas no âmbito das IFEs, o que permitirá a realização de parcerias com demais instituições de ensino, públicas ou privadas, órgãos públicos ou privados.

O CC-EnergIFE tem a função consultiva e a finalidade de acompanhar e monitorar a implementação nacional do EnergIFE, buscando orientar e assessorar sua formulação, para o desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas IFEs. A Portaria entra em vigor no próximo dia 01/09.