A Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM) elegeu a nova diretoria para o biênio 2022-2024. O doutor José Carlos Bressiani tomou posse como presidente da entidade, comprometendo-se a tornar o setor mais forte e desenvolvido nacionalmente, a partir de uma maior interação entre o setor industrial e o acadêmico.
Bressiani destacou a excelente gestão da diretoria anterior, num momento tão difícil, e pretende dar continuidade às atuais ações e implementar novas metas, visando uma retomada dos eventos presenciais, objetivando alcançar os níveis de pré-pandemia. Ressaltou, ainda, a necessidade de buscar uma maior interação com as entidades congêneres do setor.
Sobre o Presidente da ABCERAM: José Carlos Bressiani é Engenheiro de Materiais, formado na primeira turma da UFASCar, mestre pelo IPEN/USP e Doutor pela Universidade de Stuttgart/Alemanha. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN de 1975 até 2019, tendo ocupado vários cargos, culminando com a Superintendência do mesmo. Publicou inúmeros trabalhos de pesquisa e orientou mais de 30 mestres e doutores. Também foi presidente da ABCERAM por duas vezes e diretor em diversas oportunidades. Foi agraciado com o título de Pesquisador Emérito do IPEN em 2021. Atualmente, atua como consultor.
Sobre a ABCERAM: Fundada em 09 de setembro de 1953, a ABCERAM é uma entidade civil, sem fins econômicos, com sede e foro jurídico na Cidade de São Paulo. A missão da Associação é promover a interação de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no meio cerâmico e áreas conexas, realizar cursos e eventos, manter publicações de caráter científico e tecnológico, promover o intercâmbio com especialistas e associações do País e do exterior, participar em ações de formação de pessoal, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. A entidade também tem como objetivo promover e defender a cerâmica nos planos: artístico, científico, cultural, didático, empresarial, industrial e tecnológico.