O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a retomada do Minha Casa Minha Vida (MCMV), o maior programa habitacional já lançado no Brasil. De acordo com o presidente, o objetivo é retomar o programa para enfrentar a falta de moradia no país, facilitando o acesso da população ao financiamento residencial.

O problema atinge milhares de pessoas em todo o país. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que, em 2019, o Brasil contava com mais de 8 milhões de famílias sem casa. Já de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), existem mais de 5 milhões de moradias que são consideradas irregulares.

Com a retomada do programa, o governo pretende privilegiar as famílias com renda total de até R$ 2.400, faixa na qual o déficit habitacional é mais concentrado e com o maior número de pessoas sem condições de financiar um imóvel. As principais mudanças anunciadas até o momento têm como foco as reformas de residências, facilitação de financiamento para trabalhadores informais, urbanização de favelas e construções mais próximas às regiões centrais, além de entregar as obras atrasadas ou paralisadas.