Em reunião na sede da Firjan nesta segunda-feira (28/10), foi assinado o contrato de comodato entre a Firjan SENAI e o Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção de Campos. A medida estipula a cessão de equipamentos para ensaios cerâmicos que irão padronizar, testar e avaliar a qualidade dos produtos fabricados na cidade do Norte Fluminense, que concentra 112 fábricas com capacidade de produção de 100 milhões de peças e atende a pelo menos cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
“Sabemos que essa é uma demanda do setor para controle e aperfeiçoamento dos produtos e processos. A Firjan, como parceira e grande incentivadora deste polo cerâmico, que já é o maior do estado do Rio, está à disposição para ajudar no seu desenvolvimento e garantir maior competitividade”, ressalta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Desde o fim do ano passado, uma unidade móvel da Firjan SENAI foi disponibilizada para realizar as análises. Agora, com a assinatura deste contrato, uma sala de ensaios será estruturada pelo sindicato, que receberá treinamento dos operadores e os equipamentos da Firjan SENAI.
Para Matheus de Azevedo Henriques, presidente do Sindicato dos Ceramistas de Campos, essa parceria é um marco para a história do sindicato, que vai ampliar a atuação das empresas no mercado. “Isso vai mudar o patamar do setor, porque as empresas poderão fazer o acompanhamento de seus produtos e melhorar a qualidade, o que vai nos ajudar na expansão dos negócios. Só temos a agradecer por esse apoio”, disse.
Também participaram da reunião: Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense; Paulo Kássel, diretor do Sindicato dos Ceramistas de Campos; e Alexandre dos Reis, diretor regional da Firjan SENAI.
Fonte: Firjan | Foto: Paula Johas / Firjan