A cidade de Campinas se prepara para receber os visitantes do 45º Encontro Nacional
no próximo mês de agosto
Por Manuela Souza | Foto: Ricardo Lima | Photografie
Faltando cerca de dois meses para o 45º Encontro Nacional, a Cidade das Andorinhas, como Campinas é poeticamente conhecida, vai servir de cenário para a realização do maior evento de negócios do setor cerâmico da América Latina. A edição sudeste do Encontro Nacional vai movimentar, de 24 a 27 de agosto, o Expo Dom Pedro com uma programação que inclui a 19ª Expoanicer, Clínicas Tecnológicas, Fóruns Empresariais, Minicursos, Visitas Técnicas e o Prêmio João de Barro 2016.
Apesar da crise econômica que vive o país, o evento promete estabelecer um ambiente favorável para ceramistas e fornecedores interessados em novas tecnologias, conhecimento e negócios. Com o início das inscrições, cerâmicas de todas as regiões do Brasil já estão garantindo o seu acesso ao evento, que este ano tem como novidade a possibilidade da compra das Clínicas por dia, caso não seja do interesse do participante a compra do combo com os três dias. “Queremos que o ceramista se sinta em casa. Por isso, diversificamos os módulos de compra das Clínicas. Assim, temos opções para todos os tipos de interesse e de bolso”, disse o presidente da Anicer, Natel Moraes.
Outra novidade no sistema de inscrições é que a organização do evento deste ano optou por agraciar ainda mais o sócio Anicer, que já dispõe do benefício de acessar a Expoanicer gratuitamente, disponibilizando um desconto de 50% para quem estiver em dia com as suas contribuições mensais. Além disso, os sócios dos anfitriões Sindicercon, Acervir e Acertar, também ganham um desconto diferenciado em suas inscrições.
Presença certa nos Encontros Nacionais, José Pereira, Diretor-fundador da Cerâmica Santa Maria SRL, localizada em Limpio, Paraguai, já confirmou presença no Encontro deste ano e está animado com a programação da edição de Campinas. “É difícil precisar há quantos anos exatamente vou ao Encontro Nacional mas, com certeza, há mais de 12 anos, sem interrupções. Este é o único evento em toda a América Latina que é preparado exclusivamente para o nosso setor, apresentando um conteúdo completo, tendo as palestras que permitem nos capacitar. Ao mesmo tempo, podemos olhar e descobrir novas tecnologias disponíveis no mercado e aplicáveis às nossas necessidades. Ainda temos a possibilidade de visitar distintas indústrias de colegas, onde podemos ver seus sistemas de trabalho e trocar experiências, que são muito interessantes e transcendentais. Além de tudo isso, o evento resulta no lugar propício para o encontro com os amigos do mundo cerâmico”, explicou.
Inovação, Norma de Desempenho e mercado serão temas das Clínicas Tecnológicas
A programação técnica do Encontro Nacional vai contar com palestrantes destacados em suas áreas de atuações. O engenheiro Valério Dornelles, da Tecno Logys, é um dos confirmados.
Utilizar a tecnologia para melhorar os processos da construção civil, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade. Essa é a proposta da Tecno Logys, empresa fundada em 1998, pelo engenheiro civil gaúcho Valério Dornelles. O carro-chefe da companhia é a produção de paredes para prédios altos. Inspirado pelo brinquedo Lego, Dornelles desenvolveu o que chama de “Alvenaria Integrada”: além dos blocos cerâmicos para formar as paredes, sua empresa oferece, também, equipamentos, projeto de montagem, treinamento, gestão e até mão de obra. Assim, os clientes não precisam se preocupar com nada – recebem a parede já pronta. São 50 mil metros quadrados de paredes entregues por mês.
Marcelo Bergamaschi, da JetCasa, também será palestrante no evento. No currículo, estudou administração de empresas e gestão em marketing. Começou a carreira no setor automobilístico, trabalhando na distribuição de veículos, e há mais de 15 anos migrou para a Indústria da Construção Civil, sempre trabalhando no desenvolvimento, produção e homologação de sistemas construtivos industrializados. A JetCasa é uma empresa inovadora que oferece ao mercado um novo modelo no processo de construção. Seus painéis são estruturados em concreto armado pelo perímetro com seu enchimento executado e com blocos cerâmicos. Os painéis já saem da linha de produção rebocados e com toda a tubulação elétrica e hidráulica embutidas, portas e janelas metálicas instaladas, faltando ao cliente apenas a montagem e aplicação dos acabamentos na obra.
Novidade nesta edição do Encontro Nacional, o Debate Técnico trará como tema central o PSQ, e para tirar as dúvidas dos ceramistas, a coordenadora-geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do Governo Federal, Maria Salette Weber e o presidente da Anamaco, Claudio Conz.
Formada e pós-graduada em arquitetura, Maria Salette Weber possui especialização em Gestão pela Qualidade no Setor Público e Mestrado em Planejamento Urbano. Funcionária de carreira do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão-MP, desde 1985, está em exercício na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades – MCidades, como Coordenadora Geral do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat/ PBQP-H.
O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco , Claudio Conz, é também presidente do Sincomaco (Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção do Estado de São Paulo), do IBSTH (Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação) e ex-presidente do CTECH (Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – ligado ao Ministério das Cidades).
Para tratar sobre Norma de Desempenho, Michael Moreira, do itt Performance/Unisinos é um dos palestrantes já confirmados para o tema. Moreira é engenheiro civil e analista de projetos na Unisinos. O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance) é o único instituto no segmento da Região Sul do país preparado para desenvolver e avaliar sistemas construtivos e estruturais seguindo as diretrizes da ABNT NBR 15575. Esta clínica conta ainda com palestrante do IPT.
Essa é apenas uma mostra do conteúdo que os participantes poderão conhecer nas Clínicas, Fóruns e Minicursos do Encontro.
Para fazer a sua inscrição, acesse: http://encontro45.anicer.com.br
19ª Expoanicer
Uma das ações mais aguardadas dentro da programação do Encontro Nacional, a Expoanicer se confirma como uma importante vitrine de inovação e tecnologia para os ceramistas que migram de todas as regiões do país para reciclar o seu conhecimento sobre o setor e investir na modernização de suas fábricas.
As marcas que são referência no Brasil e no mundo, estarão presentes nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no pavilhão de feiras do Expo D. Pedro, para atender todas as necessidades e tirar as dúvidas dos empresários-ceramistas presentes na Feira. Este ano, os fornecedores receberão vouchers para convidar seus clientes para acesso gratuito à 19ª Expoanicer.
São Paulo é uma região bastante estratégica para a realização de negócios, bem como trata-se de uma localização com grande suporte de malha aérea, o que facilita o deslocamento dos participantes e garante um bom público para o evento. Além da forte participação de ceramistas residentes nas regiões mais próximas, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o local escolhido para o evento também é um facilitador para os visitantes dos países vizinhos da América Latina, como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina. “No nosso país não temos fabricantes e fornecedores diretos de equipamentos e serviços exclusivos para o setor cerâmico, por isso, em cada edição da Expoanicer que estivemos presentes, acabamos comprando os equipamentos necessários para a nossa empresa, aproveitando os menores preços e os financiamentos com os fornecedores e fabricantes. Também, para o desenvolvimento do nosso novo empreendimento “Sol del Norte Industria Cerámica SRL”, nos consultamos com muitas pessoas experientes e compramos quase todos os equipamentos, ali na Expoanicer. Hoje, este projeto já é uma realidade e acreditamos que sai ao mercado ainda neste ano”, disse o paraguaio José Pereira.
Na outra ponta, a empresa Enaplic já se prepara para apresentar as novidades da sua linha de produção aos ceramistas de todo o Brasil. “Será apresentado um robô que ficará demonstrando o trabalho de carga do forno móvel e também uma pinça de empilhadeira com 4 garras que é utilizada para o carregamento dos blocos de vedação. Dentre todos os nossos equipamentos, a cortadeira eletrônica vem tendo um diferencial no mercado. A sua capacidade produtiva atinge uma produção em média de 20 a 25 cortes por minuto, tendo um diferencial de não fazer rebarba no corte. Levando em consideração que a Enaplic está atuando no mercado há mais de 40 anos, com uma vasta experiência no setor de cerâmica, queremos apresentar na feira uma nova tecnologia para automatismo de carga e descarga do forno móvel”, falou o Desenhista-Projetista da Enaplic, Thiago Vieira. A empresa, que já garantiu o seu espaço na 19ª Expoanicer, está confiante de que poderá atender o público do evento da melhor maneira possível. “Aos ceramistas que estarão visitando a Expoanicer 2016, será um prazer recebê-los em nosso stand para conversarmos e apresentarmos nossos projetos e tecnologias”, convidou Vieira.
“Estamos extremamente otimistas, pois iremos ofertar um equipamento que atende a necessidade do mercado alinhado ao cenário atual: produzir com qualidade e com menos perdas, eliminando o consumo de água, economizando energia elétrica. Nosso carro chefe será nossa bomba de vácuo, que não utiliza água e economiza energia, ideal para trabalhar em marombas e em prensas. A Busch terá o maior prazer em receber você, ceramista, no nosso estande. Nossa bomba de vácuo estará ligada para possibilitar que nossos visitantes comprovem o melhor nível de vácuo do setor cerâmico”, falou o Gerente de Vendas da Busch, Adriano Campos.
Para aqueles expositores que ainda estão pensando no seu projeto de comunicação e marketing da Feira, a Anicer disponibiliza algumas opções de ações de marketing que ainda podem ser adquiridas para o Evento. Consulte o nosso comercial e saiba mais detalhes: publicidade@anicer.com.br
Selecta Blocos e Cerâmica Mundi recebem Visitas Técnicas
No dia 27 de agosto, a Selecta Blocos e a Cerâmica Mundi abrirão as portas de suas fábricas para receber ceramistas vindos de todas as regiões do Brasil e da América Latina.
SELECTA BLOCOS Localizada em Itu, São Paulo, a Selecta é a maior fabricante nacional de blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural e de Vedação. Com uma fábrica totalmente automatizada, possui uma produção mensal em torno de 180.000 m² de alvenaria. Já forneceu seus produtos para mais de 500.000 unidades habitacionais. Além disso, conta com laboratório interno onde todos os lotes produzidos são avaliados desde a pesquisa e caracterização da matéria-prima até o produto acabado. Detentora do selo de qualidade do PSQ, programa do governo federal mantido pela Anicer, uma das prioridades da Selecta é manter o alto padrão de excelência de seus produtos.
CERÂMICA MUNDI A Mundi exercita a arte de obter o máximo que a argila pode oferecer, através de processo de alta tecnologia, agredindo o mínimo possível a natureza. O resultado está na excelência das telhas fabricadas. Com experiência de 30 anos de mercado, é uma indústria que agrega alta tecnologia aos seus produtos.
Os tickets para as visitas técnicas à Selecta Blocos e Cerâmica Mundi já estão disponíveis para venda, ao valor de R$ 120,00 na Agência Oficial do evento, BEC Turismo. Entre em contato e adquira já o seu ingresso:
(21) 3265-8854 | comercial@bec-eventos.com.br