Com tiragem de dez mil exemplares, publicação oficial da entidade é o principal canal de notícias sobre o setor de cerâmica vermelha
Por Mellyna Reis | Fotos: Mellyna Reis
Centésima. Esta numeração emblemática representa a solidez que a Revista da Anicer vem construindo ao longo dos 24 anos que a associação foi fundada. Atualmente com uma tiragem bimensal de 10 mil exemplares, a publicação oficial da entidade porta-voz do setor da cerâmica vermelha passou por várias mudanças ao longo dos anos. Evoluiu de um veículo em formato de jornal, com 10 páginas, para o formato revista, com média de 70 páginas, que os associados da Anicer recebem a cada dois meses. No entanto, a revista também é enviada para outros órgãos e entidades ligadas ao setor da construção civil, como os Sebraes, federações da indústria, Senais, profissionais da construção civil, sindicatos e associações; gerentes do Programa Setorial de Qualidade – PSQ, conselhos regionais de arquitetura e engenharia; anunciantes, institutos federais, universidades, entre outros.
A Revista da Anicer é divida por seções, sendo algumas fixas, como o Marombando, Integradas, Mercado e Inovação, Qualidade, Eventos, a lista do PSQ e o Social, e outras variáveis, como o Artigo Técnico, Metro Quadrado, Momento Inspiração e Cerâmica Verde, esta última que traz o perfil de empresas socialmente responsáveis. A editoria tem buscado sempre a pluralidade de temas que possam interessar o público mais importante do periódico: o ceramista.
A publicação integra o campo da comunicação empresarial da Anicer, o qual também é responsável por diversos eventos ligados ao setor, inclusive o Encontro Nacional da Indústria Cerâmica Vermelha, que este ano chega a 45ª edição, entre os dias 24 e 27 de agosto, no Expo D. Pedro, em Campinas/SP. O maior congresso anual de empresários e feira internacional de máquinas e equipamentos da América do Sul foi o que rendeu mais capas à publicação.
Sempre discutidas em reunião com a diretoria, as pautas surgem a partir das demandas do setor. A maioria dos conteúdos é produzida pelos repórteres da Anicer, mas também há a colaboração do corpo técnico com artigos, que às vezes são escritos por especialistas de fora. Contudo, a linguagem jornalística, direta e objetiva, torna o conteúdo acessível a qualquer pessoa. “As pautas hoje são direcionadas para o mercado e as matérias carregam um tom mais coloquial e menos técnico”, explica a gestora de comunicação da Anicer, Manuela Souza, que também é editora da revista.
Entre os temas mais importantes que já foram pautados estão eficiência energética, automatização das empresas, resultados de visitas técnicas, regras e novidades no programa Minha Casa, Minha Vida; o cenário econômico nacional, normas da ABNT, parcerias e acordos firmados pela associação e ações ligadas à sustentabilidade, que é um dos temas mais universal e acessível a qualquer público. “Essa evolução é reflexo do trabalho contínuo de pesquisa do setor de comunicação da associação, que busca sempre acompanhar as tendências do jornalismo”, enfatiza Manuela
O aperfeiçoamento não foi só no conteúdo. Além do aumento do número de páginas, houve uma mudança conceitual na diagramação, o que possibilitou um visual mais moderno e equiparado a outras publicações nacionais de grande circulação. “Nos últimos cinco anos, o projeto de diagramação chegou a um desenho menor, com fontes mais arejadas e impressões mais leves. Além disso, a linha editorial da revista também passou por mudanças”, detalha a editora.
Se por um lado o conteúdo cresceu, o volume de anúncios também vem sendo significativamente maior a cada edição, o que demonstra a credibilidade da revista. “Com o passar do tempo, os fornecedores do setor de cerâmica vermelha estiveram cada vez mais presentes como anunciantes na Revista da Anicer. Este veículo foi se afirmando, com o passar dos anos, como o maior veículo de comunicação do setor”, destaca o assessor comercial da Anicer, Rodrigo Carvalheira.
O espaço publicitário da revista ainda garante uma visibilidade especializada ao anunciante, principalmente os fabricantes de equipamentos. “Esse crescimento de importância foi percebido por todo o mercado que adotou a revista como principal vitrine para exposição de marcas, produtos e serviços do mercado. Nossa relação com os clientes foi se estreitando ao longo dos anos e hoje não temos clientes, ou anunciantes, mas parceiros e amigos”, enaltece Carvalheira.
História
A Revista da Anicer é uma parte muito importante da história da associação, que chegou aos 24 anos em janeiro, cumprindo a sua missão de representar o setor junto às instituições públicas e privadas, promovendo o desenvolvimento sustentável a partir da difusão tecnológica e da capacitação empresarial, além de realizar diversas ações para a evolução da indústria cerâmica.
Fundada em 1992, durante uma assembleia geral que aconteceu na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília (DF), a entidade hoje está presente em todo o país através de parcerias com sindicatos e associações. Várias conquistas podem ser destacadas em todos esses anos, entre elas a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do governo federal, como mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas.
Sendo uma instituição que atua nacionalmente, integrando os fabricantes das diversas regiões, favorecendo a troca de experiências e realizando projetos que qualificam o setor. Atualmente a base da Anicer nos Estados está composta por 35 entidades, entre sindicatos, cooperativas e associações das indústrias de cerâmica vermelha filiados.
Em tempos como os de hoje, com um cenário econômico incerto, os desafios aumentam tanto para os empresários como para a instituição, que tem de seguir buscando maneiras de ajudar o setor a se manter forte. Afinal, as indústrias de cerâmica vermelha desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país, com uma considerável contribuição para a expansão do setor na década passada.