Sessenta marcas participaram da feira realizada no pavilhão do centro de convenções Expo Dom Pedro
Por Mellyna Reis
Paralelo ao encontro, a 19ª Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos – Expoanicer reuniu 60 marcas de sete países. A feira é reconhecidamente um dos eventos mais importantes para o segmento e figura nas primeiras posições do ranking mundial de feiras direcionadas para a indústria de cerâmica vermelha. Foram 6 mil m² em área ocupada pelos estandes no pavilhão do Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.
Apesar da crise, os negócios fechados na Expoanicer giram em torno dos R$ 40 milhões. “Nos chama a atenção que aproximadamente 40% dos ceramistas vieram ao evento pela primeira vez. A maioria das pessoas veio de São Paulo, mais do que todos os demais estados juntos. Isso comprova que, além de uma importante ação de negócios, o evento tem sido uma ferramenta democrática para inserir pequenas empresas de todas as regiões no mercado”, analisa Natel Moraes, presidente da Anicer.
Os estandes vieram com as últimas novidades nos quesitos tecnologia e inovação para os parques fabris de cerâmica. Dentre os expositores estavam Duracer, Bonfanti, CMC, Dositec, Gomes Painéis Elétricos Ltda – EPP, Icon, Natreb, Olaria De Rosso, Refratenick, RG MAQ, Technology Design (ITA), Wacker (USA), Enaplic, FCR Moldes, Boqcer, Raça, Filiere, Alutal, Pneucorte, Máquinas Man, Rogesesi, Fornos Mercatto, Beel Gladii, Clark (Empilhadeiras), HYVA (Guindastes), Busch, Verdés, Zucco, Thermo industrial, Tecpolimer, Plantec Polímeros, Projectus, Souza e Souza e outros.
A 19ª Expoanicer foi uma vitrine para se conhecer de perto o que existe de mais inovador e tecnológico em maromba, boquilhas, automatismo de carga, misturadores, laminadores, refratários, materiais para isolamento térmico, bombas, exaustor de forno, geradores, máquinas e equipamentos da chamada Linha Amarela, entre outros produtos destinados ao aumento da produtividade de uma cerâmica, redução de custos e qualidade do produto final.
Uma das empresas que estrearam na feira foi a Plantec Polímeros, situada em Piracaia, distante 80 km da cidade de São Paulo. Fabricante de fitas de arquear e distribuidora da Columbia-Mega no Brasil, a Plantec dispõe de sistemas de embalagem para aplicação manual, automática e semiautomática. “Nós ficamos muito satisfeitos com a nossa primeira feira. Fizemos muitos bons contatos, fomos muito bem atendidos. A gente aprendeu bastante nessa edição, que serviu como um modelo pras próximas”, comenta a supervisora de vendas e assistência técnica, Alessandra de Oliveira. “Saímos com dois negócios fechados, mas estamos com projeção de fechar outros quatro maiores para os próximos dois meses graças à Anicer”, comemora.
Assim como em anos anteriores, grandes fornecedores não deixaram de comparecer a 19ª Expoanicer. Cientes da importância do evento que os colocam em contato direto com o cliente-ceramista, os empresários puderam promover suas linhas de produtos e os benefícios para as indústrias do setor. Dentre as fortes marcas que prestigiaram a feira em mais uma edição está a
Duracer, que fabrica boquilhas, insertos cerâmicos de alumina-zircônia e peças cerâmicas especiais. “Foi uma grata surpresa. A gente não estava contando com um público considerável. Mas, em vista da crise, teve uma visitação muito grande do ceramista”, considerou Paulo Wieck, gerente comercial da Duracer.
A empresa foi uma das que se destacou na feira por apresentar novas tecnologias, incluindo um cortador de telhas e uma impressora 3D para a produção de cerâmicas de geometria complexa, que vem revolucionando os meios de produção. “O resultado final de vendas foi algo expressivo. Conhecemos várias empresas, ceramistas novos, teve a aceitação desse produto novo, e o nosso pós-feira está tendo um resultado ainda maior em questão de negócios, um reflexo do que foi trabalhado no evento”, revela Wieck, que pretende capitalizar a conquista do prêmio João de Barro, na categoria Fornecedor. “Vamos buscar reverter isso de uma forma mercadológica, já que tivemos bastante prospecção de vendas”, adianta.
O caráter internacional do evento promovido pela Anicer se consolidou na edição de Campinas, com a presença de representantes de vários países, entre os quais Argentina, Estados Unidos, Grécia, Espanha e Alemanha. “Pensamos que o mercado brasileiro é muito importante e que os ceramistas estão interessados em encontrar novas soluções para crescer quantitativamente e qualitativamente”, afirmou o engenheiro Mario Raimundo, gerente de projetos e de vendas da italiana Technology Design. A empresa levou diversas opções para os ceramistas. “Nós apresentamos toda a nossa gama produtiva, sejam as plantas completas (chave na mão) com soluções únicas – como fornos, secadores, cortadores, queimadores, máquinas de limpeza para vagões de forno – e automatismos com pinças e com robôs”, lembra.
A Expoanicer 2016 foi uma injeção de ânimo para o mercado de fabricantes de máquinas, considerando o atual período de recessão econômica. “A feira foi boa dentro da realidade atual do mercado, dessas circunstâncias. A análise que eu faço é que foi positiva”, avalia o gerente comercial da Natreb, Marcelo Hoffmann. Além das oportunidades viabilizadas durante os três dias de feira, o expositor saiu bastante satisfeito com o atendimento prestado pelo comercial e produção do evento. “Tem 11 anos que eu participo de feira e nunca recebi um atendimento como foi o dessa equipe. Foi realmente muito positivo”, elogia.
O assessor comercial da Anicer, Rodrigo Carvalheira, exalta o sucesso do evento, que superou as expectativas. “Tivemos um bom número de participantes, de todas as regiões do Brasil, que geraram negócios e perspectivas aos expositores. Nossos clientes ficaram muito satisfeitos com os resultados deste ano. Tivemos números bem melhores que o ano passado”, conta. “Foi um ano difícil para todos, em face da crise no país. Mas, com criatividade, determinação e união fizemos uma bela feira que nos enche de entusiasmo para os próximos eventos”, acrescenta.