Anicer chega às Universidades
Nova campanha de marketing da Associação alcança universidades de engenharia e arquitetura de todo o Brasil
Por Manuela Souza
Lançada no dia 16 de março, durante a 1ª Assembleia Geral da Anicer de 2017, a nova campanha de marketing da Associação tem como meta atingir os educadores e futuros profissionais da construção civil brasileira.
O Brasil possui hoje 550 cursos de Arquitetura e Urbanismo e 950 cursos de Engenharia Civil, espalhados de Norte a Sul, segundo fonte do Ministério da Educação (MEC). São cursos que lidam, diariamente, com o repasse de informações voltadas à cadeia da construção civil para jovens que, muito em breve, estarão no mercado de trabalho, colocando em prática os aprendizados das universidades.
Idealizada pelo Diretor de Marketing da Anicer, Juan Carlos Germano, a campanha foi desenvolvida e tomou forma de projeto, através do trabalho da equipe da instituição e já entra em fase de captação de apoiadores nos próximos dias.
Mas, afinal, o que é Anicer PRO?
É a maior ação de marketing já realizada pelo setor, direcionada aos 1.500 cursos de engenharia e arquitetura espalhados por todo o País. O principal objetivo desta ação é fazer com que as informações técnicas e oficiais dos produtos cerâmicos, cheguem ao conhecimento dos futuros tomadores de decisão da construção civil brasileira. Além disso, é válido projetar que, detentores dessas informações, os professores terão mais embasamento para o desenvolvimento de disciplinas que envolvam os aspectos da produção de material com cerâmica vermelha.
Trata-se de um projeto colaborativo, que reunirá informações técnicas sobre produtos, sistemas e pesquisas direcionados à cerâmica vermelha. Além disso, cada patrocinador poderá divulgar seu catálogo de produtos e as pesquisas realizadas por sua empresa (caso tenha desenvolvido algum material específico). Todo o conteúdo passará por uma pré-avaliação, para garantir a excelência técnica do material final.
Como será o Anicer PRO?
Pensado para ser um material durável e que despertasse a curiosidade de quem receberá o kit, a Anicer desenvolveu o layout de uma caixa, que irá abrigar um pen drive e um folheto explicativo de todo o conteúdo salvo neste dispositivo. Quem patrocinar o projeto, terá a sua logomarca impressa na área externa desta caixa. Já os sindicatos, associações ou cooperativas patrocinadores, contarão com um folheto avulso, com sua logomarca e breve apresentação institucional, que será inserido dentro da caixa, para que as universidades do seu estado identifiquem aquele sindicato, associação ou cooperativa como disseminador daquela ação.
O conteúdo do pen drive será composto por artigos técnicos, vídeos, catálogos de produtos, trabalhos de conclusão de cursos (mestrado/doutorado) e muito mais.
Além do envio de conteúdo técnico às universidades brasileiras, o Anicer PRO também contará com um site, composto pelos conteúdos enviados no pen drive e demais assuntos que representem interesse para a academia e divulguem positivamente o setor de cerâmica vermelha. Este conteúdo será “vivo” e regularmente atualizado, para que sirva de fonte de pesquisa à estudantes e professores.
Como parte integrante do Anicer PRO, será produzido um vídeo com informações técnicas sobre Avaliação do Ciclo de Vida, bem como sobre os dados apresentados na ACV dos produtos cerâmicos e o seu comparativo com o concreto. O objetivo deste vídeo, é simplificar o entendimento sobre o tema, seus benefícios e importância para a cadeia da construção civil.
Por que investir no Anicer PRO?
Quem investir no Anicer PRO, não estará apenas inserindo sua logomarca em um kit que será entregue a um professor da cadeia da construção civil, mas sim, disseminando a sua marca e seus produtos em uma ação viral, que irá atingir não apenas as 1.500 pessoas endereçadas a receber o kit Anicer PRO, mas a todos os redirecionamentos que este material irá atingir.
Entre os benefícios de patrocinar o Anicer PRO estão: o reconhecimento das universidades, visualizando os sindicatos locais, cerâmicas e Anicer como agentes de informações relevantes sobre o setor; promoção de maior integração e intercâmbio de informações inovadoras entre os educadores e a Associação; chamar a atenção dos estudantes de engenharia e arquitetura sobre a utilização dos produtos cerâmicos e suas modernas aplicações, além dos benefícios de sustentabilidade com o uso de produtos considerados naturais; destacar as empresas referências do setor e demais projetos, com foco nas atividades relacionadas à qualidade dos produtos, eficiência energética, gestão ambiental e mineral, normas técnicas e de desempenho, ACV, desafios do mercado e demais propostas para o avanço competitivo e sustentável do setor e criação de um ambiente crescente à valorização da cerâmica vermelha.
O conteúdo do Anicer PRO poderá ser compartilhado por vários professores e alunos, uma vez que nada será bloqueado e que incentivaremos a disseminação destas informações. Quanto mais pessoas receberem o Anicer PRO, mais visibilidade ganhará a marca e o conteúdo das empresas investidoras. A ideia é que o projeto se torne um viral, altamente compartilhado e reconhecido, dando visibilidade e credibilidade à ação.
A cerâmica como um material forte
Nos últimos anos, a Anicer vem buscando mecanismos para, efetivamente, executar uma ação de aproximação com o setor acadêmico, desenvolvendo alternativas para disseminar os dados do nosso setor e, principalmente, os inúmeros benefícios dos produtos cerâmicos, como os comprovados no estudo da ACV dos produtos cerâmicos, realizado pela Quantis, do Canadá, a pedido da Anicer. O objetivo do estudo, foi analisar e entender os impactos ambientais ocasionados no decorrer de todo o ciclo de vida de telhas e blocos cerâmicos desde o momento da extração da matéria-prima, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição e utilização até seu descarte final. O material comprovou o que todos nós já sabemos: os produtos cerâmicos são muito superiores aos nossos concorrentes.
Todos nós já sabemos disso, mas será que os futuros engenheiros e arquitetos sabem? O Anicer PRO quer garantir que esses profissionais tenham conhecimento sobre essas e muitas outras informações importantes dos produtos cerâmicos. Queremos atualizar a percepção que mestres e alunos têm do nosso setor, com informações atuais e relevantes e oferecer materiais técnicos sobre produtos, sistemas e tecnologias.