Sindcerâmica reúne ceramistas nordestinos em evento na FIEC
Anicer aproveitou a forte participação de empresas do nordeste no CS+V para realizar o encerramento do projeto no evento do Ceará
Por Manuela Souza | Imagens: Divulgação
A 12ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e o 22º Congresso de presidentes dos sindicatos de cerâmica vermelha do Nordeste, aconteceu de 06 a 08 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Uma realização do Sindicato das indústrias de cal e gesso, olaria, ladrilhos hidráulicos e produtos de cimento e cerâmica para construção, da cerâmica, de louças de pó de pedra, da porcelana, da louça de barro, de vidros e cristais ocos no estado do Ceará – Sindcerâmica, o evento contou com o apoio do Sistema Fiec (Sesi, Senai e IEL) e do Sebrae/CE.
O Sindicato homenageou o empresário Raimundo Assunção Tavares e o presidente Beto Studart pelas contribuições ao setor.
O Encontro apresentou e discutiu as novidades, os desafios e demandas do setor cerâmico e contou com palestras, debates, almoço de negócios, reuniões entre empresários e networking em torno de temas como inovação, mercado, finanças e aspecto motivacional. Houve ainda a realização de uma palestra magna com Rosier Alexandre, consultor organizacional e alpinista.
Rosier realiza palestras em diversas organizações de diferentes portes no Brasil, onde estimula a mudança de comportamento apresentando a importância de cultivar uma profunda vontade com uma visão de futuro e superar o medo do fracasso. A experiência que Rosier acumula no isolamento do gelo ele compartilha em suas palestras, as investidas do montanhista, de alto risco e complexidade, são prova de que com vontade e planejamento é possível chegar longe. Sem perder de vista os valores da simplicidade sertaneja. Valores que emocionam e estimulam outras conquistas.
O presidente da Fiec, Beto Studart, destacou um dos principais desafios do segmento cerâmico. “O setor tem o desafio de alinhar modernidade com a importante empregabilidade da mão de obra no interior dos estados do Nordeste”, disse. O presidente ressaltou também o protagonismo da federação e participação no desenvolvimento do estado.
O evento teve um toque cearense e buscou valorizar os profissionais de destaque e casos de sucesso no setor cerâmico da região. Para o presidente do Sindcerâmica, Marcelo Tavares, é inadmissível que as construções não usem insumos locais em suas obras. “Apesar das dificuldades, precisamos parar de citá-las e trabalhar para sairmos mais fortalecidos e capacitados para gerir nossos negócios com a confiança de que sairemos da crise”, disse.
Para o presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, Natel Moraes, a indústria cerâmica tem sentido duramente a queda na construção civil. “Precisamos nos reinventar e aprender a lidar com um novo negócio. A produção brasileira de cerâmica praticamente dobrou de produção nos últimos oito anos. A saída desse momento difícil está em nossas mãos”, explicou.
Durante a solenidade de abertura do Encontro, o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, assinou um acordo destinado a ceder 60 termopares (sensores de temperatura simples, robustos e de baixo custo) para indústrias da Região Jaguaribana. O acordo faz parte do projeto de eficiência energética para ceramistas do Jaguaribe, da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema).
Ceramistas do NE recebem certificado do CS+V
Na manhã do dia 07 de julho, dentro da programação do Encontro do Nordeste, que aconteceu em Fortaleza (CE), a Anicer e o Sebrae Nacional se uniram para realizar a cerimônia oficial de encerramento do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, parceria das duas instituições que, em quatro anos, executou 641 consultorias técnicas em cerâmicas das mais diversas regiões do Brasil.
Durante a cerimônia, representantes do Nordeste receberam certificados de participação na iniciativa. A cerimônia teve início com a palestra “A sua cerâmica pode inovar, ter qualidade, ser eficiente e sustentável – Casos de sucesso do Cerâmica Sustentável é + Vida”, ministrada pelos consultores técnicos da Anicer, Antônio Pimenta e Edvaldo Maia, em que foram compartilhadas histórias de sucesso de cerâmicas atendidas pelo CS+V. Na sequência, o Presidente da Anicer, Natel Moraes, o coordenador do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida do Sebrae Nacional, Arthur Carneiro e o gestor do projeto pela Anicer, João Gomes Neto, deram seus depoimentos sobre esta ação de sucesso entre a Associação e o Sebrae.
Para encerrar, os próprios ceramistas, atendidos pelo Projeto, puderam contar um pouco de suas experiências após a realização das consultorias em suas fábricas.
Saiba mais sobre o CS+V em http://ceramicasustentavel.anicer.com.br.