Feicon Batimat apresenta experiência completa em conteúdo, inovação e negócios
Organização apostou no crescimento do setor em 2018 e trouxe uma série de novidades para toda cadeia da construção e arquitetura
A retomada do crescimento para o setor da construção já não é uma realidade distante, segundo especialistas e a expectativa é que interrompa três anos seguidos de quedas nas vendas de materiais de construção. Com a perspectiva de crescimento real de 1% a 2% neste ano, de acordo com dados da Abramat, a Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, chegou a sua 24ª edição vivenciando um novo momento, ao reunir construção civil e arquitetura no principal evento da América Latina e levou tendência, conhecimento e relacionamento para seus milhares de visitantes qualificados.
A organização da Feicon Batimat, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril no São Paulo Expo, trouxe uma série de inovações e soluções que visam ampliar a realizações de negócios e a troca de conhecimento nesta nova etapa de crescimento do setor. “A perspectiva para este ano é de crescimento e o evento proporcionou uma visão completa do setor em um só lugar, reunindo exposição de produtos, demonstrações técnicas, conteúdo relevante e networking”, revelou Gustavo Binardi, diretor da Feicon Batimat.
Para Walter Cover, presidente da Abramat, a Feicon Batimat 2018 aconteceu em um momento importante de transição, iniciando um novo ciclo de crescimento após períodos consecutivos de retração. “Acredito que toda empresa da construção que pretende participar vigorosamente dessa retomada de mercado não poderia estar ausente da Feicon Batimat 2018, que foi realizada em local, dependências e instalações de primeiro mundo e nesse ano esteve ainda mais voltada para negócios e conhecimento” destacou Cover.
Já Claudio Conz, presidente da Anamaco, ressaltou a importância da Feicon para o varejo de material de construção por reunir oportunidades de negócio únicas, além de tudo o que existe de melhor em termos de produtos, lançamentos e oportunidade de networking. “Depois de termos encerrado 2017 com 6% de crescimento real sobre 2016 (e um faturamento de R$114,5 bilhões), estamos ainda mais otimistas. O consumidor está mais confiante e os números mostram que há uma retomada de obras. Influenciados pela queda da inflação e pela redução dos juros, além do aumento das taxas de emprego (até novembro 300 mil novos postos de trabalho já haviam sido abertos), esperamos encerrar 2018 com um crescimento de 8,5% sobre o ano passado. Este ano será de retomada, e ela começou no dia 10 de abril, na Feicon Batimat”, ressaltou Conz.
Referência para seus milhares de visitantes, a feira é considerada a principal plataforma de negócios no setor e ferramenta para troca de conhecimento entre profissionais de toda cadeia produtiva. “A Feicon Batimat é marco importante no calendário da construção no país. Levamos ao expositor e visitante ampla e estratégica área de exposição, que abrigou uma variedade de experiências com foco em negócios. Além de ser o momento ideal para absorver conteúdo e buscar inovação”, ressaltou o executivo.
O evento é o único da América Latina que disponibiliza ao expositor apresentar seus produtos para o varejo, construtor, arquiteto e formador de opinião interessados em conhecer as novidades do setor e realizar negócios. “A Feicon Batimat é fundamental para marcas exporem produtos e serviços aos principais compradores e tomadores de decisão da rede varejista e atacadistas. Além disso, o evento também recebe os principais construtores, arquitetos e formadores de opinião, interessados em conhecer as novidades do setor e realizar negócios”, disse o executivo. De acordo com levantamento realizado na edição de 2017, 70% dos visitantes possui poder de decisão de compra.
Planta setorizada
Com objetivo de levar a melhor experiência para expositores e visitantes, a Feicon Batimat contou com sua planta 100% setorizada. “Seguimos com a estratégia adotada na edição 2017, mas sempre aperfeiçoando e levando novas experiências aos visitantes e expositores”, finalizou Binardi.
Ao todo foram quatro macros setores: Acabamento, instalações, estruturas, e externo, abrigando expositores nacionais e internacionais com soluções e tendências para toda cadeia da construção civil e arquitetura.
Nesta edição, a Feicon Batimat levou experiências únicas focadas em inovação, como a Rota da Sustentabilidade, na qual cada expositor mostrou seus produtos voltados ao tema, o Selo Inovação, que premiou as inovações de cada empresa, e o Canteiro de Obras, onde o visitante entrou em contato com soluções e tendências para mitigar gastos e reduzir o impacto ambiental.
Em se tratando de negócios, a Feicon Batimat também trouxe para esta 24ª edição experiências focadas em negócios, como o Clube de Compradores, Premium Club Plus, e o Encontro de Negócios. “Foram experiências que reuniram compradores selecionados que enxergaram na Feicon Batimat a oportunidade de conversar e formatar novos negócios com empresas brasileiras e internacionais”, explicou Binardi.
Em relação a conteúdo profissionalizante, a Feicon Batimat teve uma série de palestras, workshops e debates para os principais assuntos do mercado da construção civil e arquitetura em espaços temáticos no chão da feira. A 24ª edição apresentou também tendências e estimulou a inovação por meio do Congresso, no qual especialistas do setor e entidades de classe apresentaram importantes temas focados em varejo, arquitetura e construção sustentável, além de abordar as principais tendências globais e locais.
Casa Cerâmica 2018
A Anicer e o setor cerâmico se uniram à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ligada ao governo estadual de São Paulo, para mais uma vez apresentar um modelo de negócio eficaz e econômico.
Medindo 47,87 m², a 11ª edição da Casa Cerâmica foi um dos grandes destaques da Feicon 2018 e apresentou um projeto usado para imóveis de dois dormitórios e que atende famílias de baixa renda. Toda construção foi realizada em um prazo de 5 dias.
A alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos seguiu as diretrizes de qualidade, com pé-direito de 2,60 m (que permite melhor iluminação e ventilação), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, aquecimento solar e esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática.
A obra trouxe uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável. O foco foi a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, foram usadas tecnologias que economizam água e energia elétrica.
A Casa Cerâmica teve ainda aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de diminuir impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de energia elétrica. Também foram utilizados equipamentos redutores de consumo de água, como bacias sanitárias com volume de descarga menor e torneiras com arejadores que diminuem o fluxo de água.
O projeto contemplou ainda a garantia de acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contavam com espaço para girar cadeiras de roda, corredores largos, janelas em altura que permitiam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e lavanderia coberta.
Vale lembrar que as mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e em edifícios.
O projeto da Casa Cerâmica no modelo da CDHU atende as normas de desempenho, utilizando técnicas que permitem mais rapidez na execução, eficácia, maior produtividade, conforto térmico e acústico. Para o coordenador do projeto, Paulo Manzini, a iniciativa é importante para a divulgação do setor como um todo. “Estamos falando da maior feira da construção civil da América Latina, vejo esta ação como uma grande ação, não querendo comparar a uma ou outra ação já realizada, mas posso afirmar que está ação tem grande peso e grande apelo por qualidade comprovada a uma moradia seja popular ou de alto padrão. Não estamos vendendo casa, queremos demonstrar produtos, técnicas, tendências, inovações, execução, detalhes construtivos, novas ideias, soluções práticas e o sistema construtivo. Além disso, a captação de água de chuva e a placa fotovoltaico serviu de lançamento para este tipo de moradia”.
Mais de 25 mil visitantes estiveram na Casa Cerâmica durante os quatro dias de exposição na Feicon.