Casa Modelo – Solução Cerâmica foi a grande estrela do evento
Por Manu Souza | Imagens: En Passant Fotografia
Com visitação gratuita, o projeto da Anicer, Solução Cerâmica, foi realizado pela primeira vez dentro de um Encontro Nacional. Com uma excelente repercussão na mídia local e junto ao público visitante, a casa modelo contou com uma atenção especial, desde a fase de projeto até a execução da obra.
Desenvolvida pelas arquitetas Andressa Alves e Adriana Veloso, a planta do flat, que contava com 54 m², foi pensada para uma jovem solteira, com uma proposta funcional, onde tudo está mais à mão. Sendo assim, as arquitetas tiveram como meta facilitar a vida de quem vive só, mas sem deixar o estilo de lado. A planta total contou com 1 quarto, sala, cozinha integrada, do tipo americana, área de serviço e varanda gourmet. Os materiais cerâmicos ganharam destaque em todo o projeto da construção, desde as paredes até os revestimentos da sala e toda a área da varanda.
Segundo as arquitetas o projeto foi um desafio, uma vez que o prazo para a construção e ambientação eram muito curtos, mas o resultado deixou as profissionais muito satisfeitas. “No início fiquei um pouco apreensiva em relação ao prazo que teríamos, mas a equipe do projeto foi incrível e no final deu tudo certo. Nossos parceiros na ambientação do espaço também foram muito importantes para o resultado final do projeto. Fiquei muito feliz com o convite da Anicer e só tenho a agradecer por ter sido parte desta equipe”, falou a arquiteta Andressa Alves.
“Os materiais cerâmicos deixaram o projeto com um ar moderno e, ao mesmo tempo, aconchegante. É bom destacar que temos uma variedade incrível de peças de cerâmica no mercado e a nossa ideia foi explorar ao máximo as vantagens estéticas e versáteis desses itens”, disse Adriana Veloso.
“O Resultado foi maravilhoso! Foi interessante perceber que a casa foi a menina dos olhos da feira, sendo referência para todos que foram ao Encontro Nacional e servindo de ponto de encontro de reuniões e entrevistas. Todos faziam questão de fotografar e saber mais informações de como a casa foi construída em tão pouco tempo”, destacou o consultor técnico da Anicer, que acompanhou a execução do projeto, Edvaldo Maia.
O projeto Solução Cerâmica tem o objetivo de demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. Além disso, a ação também destaca de forma prática, como utilizar os mais diversos itens produzidos com cerâmica na construção. Desde telhas e revestimentos, até pisos. Com esses diferenciais competitivos, o sistema é uma realidade a ser aplicada em qualquer região do Brasil, onde a oferta dos produtos cerâmicos é ampla e mais em conta que os produtos concorrentes.
Ainda sobre o as vantagens da Alvenaria Estrutural, estão as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro e de peças de madeira para fôrmas. Além disso, o sistema também torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira.
“Essa casa tem como característica a construção em um sistema modular. É uma casa que não tem quebra de peças, não gera entulhos na obra, não tem desperdício na construção. Enfim, é uma casa feita para que o construtor tenha realmente bons resultados”, explica o presidente da Anicer, Natel Moraes.
A execução da casa funcionou de forma colaborativa, através da participação de destacadas empresas da região nordeste. Entre as marcas parceiras, contamos com a Elizabeth (pisos e revestimentos), Cerâmica Salema (Blocos, lajes e treliças), ITS (Telhas), Vetromani e Bauhaus (revestimentos), Madecon Materiais para Construção (madeiras e execução de telhado), Celite (louças e metais sanitários), Polimassa (argamassa), Shalom (revestimentos rústicos), Senai/PB (execução da alvenaria estrutural, assentamento de piso e elétrica), Grupo Espaço A (móveis e decoração), Urban Arts (quadros), B&M Iluminação (Iluminação), Camicado (decoração), Vivix (vidros e espelhos), Granlayme (granitos), Talunath (corte e acabamentos dos vidros e espelhos), Central da Construção, Litiara Indústria Cerâmica, Ceramina, Cerâmica Natália, Olaria Santa Rita, Cerâmica Santa Cândida, Cerâmica Santa Bárbara (patrocínio), arquitetas Andressa Alves e Adriana Veloso (projeto e acompanhamento da obra), Maia Consultoria Empresarial (captação de parceiros, pré e pós construção), engenheiro Murilo Yuji Kavati (cálculo estrutural e acompanhamento da obra) e Emlur (demolição e coleta do entulho).