O antigo e o contemporâneo
Restaurante em Brasília reaproveitou tijolos com mais de 50 anos de uma olaria Goiana
Por Manu Souza | Imagens: Joana França – ArchDaily
Inaugurado em 2014 e localizado no setor comercial da Asa Sul, de Brasília, o restaurante Piacere chama atenção por sua imponente fachada de tijolos cerâmicos, recortados por grandes janelas e espelhos.
Especializado na gastronomia italiana o restaurante brasiliense contou com a ousadia do projeto da arquiteta Caroline Deifer, que utilizou tijolos de mais de 50 anos, retirados de uma olaria Goiana. O material foi combinado com aço, criando um ambiente com pegada contemporânea.
O imóvel, que antes era ocupado por um laboratório de análises, passou por diversas intervenções, entre elas: recortes para a criação das janelas e acessos nas fachadas frontal, lateral e posterior.
A iniciativa de incorporar os tijolos maciços reutilizados e desgastados pelo tempo, veio da proposta de negócio ser um restaurante italiano, a aplicação das peças em modo aparente tenta relacionar ao Coliseu, anfiteatro construído no período da Roma Antiga e localizado no centro da capital da Itália. Por ser denso e pesado, os tijolos funcionam também como isolante acústico, impedindo a propagação de ruídos de um ambiente para o outro. Os detalhes ficam por conta de um ornamento italiano vetorizado, em chapas de aço recortadas.
No pavimento térreo ficam o salão principal, o bar, banheiros e o acesso para o jardim, que se localiza na parte posterior da edificação. Já no subsolo funciona a cozinha e no pavimento superior o salão reservado para eventos, um escritório e a adega. O rústico fica apenas na arquitetura da construção. Os ambientes são automatizados, com sensores de presença e spots de luz com tecnologia led, podendo regular a intensidade do brilho por meio de tablet, celular ou computador. No térreo e no pavimento superior, o conforto térmico é proporcionado pela ventilação cruzada, gerada através das aberturas nas fachadas.
O local funciona no horário de almoço, de segunda à sábado, das 11h45 às 15h30. No horário do jantar, de segunda à quinta, das 19h às 24h e nas sextas e sábado, das 19h às 01h. Aos domingos, apenas no horário do almoço, das 12h às 16h.