Vice-presidente da Anicer participa da Tecnargilla
O evento organizado pelo IEG-Italian Exhibition Group e Acimac foi visitado por mais de 100 países
Por Manu Souza | Imagens: João Neto e divulgação
A 26ª edição da Tecnargilla, uma das feiras mais importante do mundo para a indústria de cerâmica, aconteceu de 24 a 28 de setembro, no centro de exposições RiminiFiera, em Rimini, na Itália, confirmou a sua liderança mundial e preparou o palco com outra edição bem-sucedida e ampla representação internacional.
Os principais líderes do setor cerâmico, italianos e estrangeiros, estiveram reunidos, nas cinco seções distribuídas na exposição: Kromatech, T-Finishing, GreenTech, Claytech e T-White.
No geral, foram mais de 400 expositores, dos quais 172 foram estrangeiros, em uma área de mais de 80 mil metros quadrados. Além da Itália, os países mais representados (20 no total) foram Espanha, Turquia, Alemanha, Reino Unido, Portugal, França, Egito, Índia e China, o que eleva o percentual de expositores estrangeiros para 40% do total.
Mais do que qualquer outra edição, o sucesso da Tecnargilla foi reconhecido por empresas expositoras pela alta qualidade de compradores internacionais, a maioria composta por gestores e gerentes que foram para Rimini com projetos de investimento específicos. Inúmeros contratos foram concluídos diretamente na feira e as parcerias estabelecidas com novos clientes, que resultarão em suprimentos importantes no curto prazo, são igualmente substanciais.
Os maiores números de negócios foram registrados por países como Itália, Espanha, China, Turquia, Índia, Federação Russa, Brasil, Alemanha, Irã e Polônia.
Já os maiores aumentos percentuais foram gerados por países recém-desenvolvidos, um sinal inequívoco da centralidade da Tecnargilla para aqueles que operam no setor cerâmico. Entre estes Bielorrússia, Bangladesh, Cazaquistão, Turcomenistão, Paquistão, Nigéria e Filipinas.
O Vice-presidente da Anicer, João Gomes de Andrade Neto, marcou presença no evento e destacou as principais novidades do setor internacional. “Tiveram fornecedores que já vêm participando de outras feiras do Brasil, como a Sabo, a Marcheluzzo, a Lingl que já fizeram investimentos no País. Todas elas trouxeram novidades que também estiveram presentes na feira da Ceramitec, que esse ano coincidiu de acontecer as 2 feiras. Por isso, alguns lançamentos da Ceramitec acabaram sendo reforçados na Tecnargilla. Nós vamos para ver as máquinas, mas acabamos vendo também os produtos expostos e o trabalho de fabricantes das cerâmicas da região que estão expondo nos estandes. Teve desde a apresentação de blocos com preenchimento acústico interno a blocos maiores e em diversos formatos. Além de máquinas com novos formatos e tijolos maciços diferenciados. Por isso, é importante ir em feiras como esta, não só para vermos os produtos tradicionais, mas também os lançamentos que não são tão comuns no Brasil. Principalmente os da Europa, que produz uma série de produtos que são diferentes das linhas que estamos acostumados no Brasil. São regras diferentes, normas diferentes, então é bom para vermos como possivelmente o nosso País caminhará nos próximos anos”, explicou João Neto.
Palestras
Sustentabilidade, eficiência e automação, grandes formatos, decoração digital e Indústria 4.0, estiveram entre os principais temas dos cinco dias do evento, desenvolvidos dentro das diversas seções da exposição. Destaque para o ciclo de encontros do Acimac X Reunião Anual, intitulado “Ceramic 4.0: Grande, digital e sustentável”, o tradicional evento organizado pela Associação de Fabricantes Italianos de Máquinas e Equipamentos para Cerâmica, em colaboração com a revista Ceramic World Review e Tecnargilla, que aconteceu no dia 25, já no dia seguinte, destacamos a conferência “A indústria cerâmica em direção a um modelo de economia circular”.
Mais de 34 mil pessoas visitaram o evento, que já tem mais uma edição prevista para setembro de 2020.