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Associação comemora mais um ano de dedicação à indústria cerâmica

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27 Anos da Anicer

Associação comemora mais um ano de dedicação à indústria cerâmica

Focando na qualidade do produto cerâmico e no crescimento continuado e sustentável das cerâmicas brasileiras, a Anicer organiza o setor e favorece o diálogo com Governo, instituições, empresários e a sociedade civil

Por Manu Souza | Imagens: Miguel Ângelo/CNI, divulgação ABNT e Anicer

Vinte e sete anos já se passaram, desde a criação da Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, durante reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria – CNI, em Brasília (DF), no dia 20 de janeiro de 1992. Um longo caminho de realizações e lutas foi percorrido durante esse tempo e a instituição descreveu uma trajetória crescente pelo desenvolvimento do setor de cerâmica vermelha.

Nos últimos anos, importantes parcerias foram fechadas com órgãos nacionais e regionais, como federações de indústrias de todo o país e o sistema “S”. O intercâmbio contínuo com instituições técnico-científicas nacionais e internacionais por meio de convênios, serviços, pesquisas e eventos, para os ceramistas e seus colaboradores permite à Anicer trazer novidades para a cerâmica vermelha. Além disso, a instituição mantém cada vez mais significativa a representação do setor em feiras nacionais e internacionais, uma iniciativa de grande relevância para ampliar e conquistar novos espaços e negócios.

Com a missão de representar o setor de cerâmica vermelha e promover o desenvolvimento sustentável e mercadológico, a Associação tem em sua trajetória o comando de cinco presidentes que facilitaram a articulação de parcerias com pesquisadores e instituições científicas, empresariais, públicas e privadas, no intuito de desenvolver e disseminar o uso dos produtos cerâmicos.

O atual presidente, Natel Moraes, fala com orgulho da sua incumbência à frente da Anicer nos últimos três anos. “Nesses 27 anos eu entendo que uma das maiores conquistas da Anicer foi o Programa Setorial da Qualidade, que realmente resume tudo aquilo que a Instituição pensa em relação ao produto cerâmico. A Associação vem, nos últimos anos, tentando se colocar, como uma entidade realmente de representatividade. Hoje, a Anicer é reconhecida nas autarquias estaduais, federais, nos órgãos governamentais, nos ministérios e na presidência da república, o que para nós é muito importante. O que falta é nos consolidarmos, cada vez mais, como uma entidade de classe. Derrubar a barreira que ainda existe entre o empresário e a Associação. Fazer com que entendam que todos nós formamos um grande grupo, um grupo em prol ao desenvolvimento da cerâmica vermelha. É isso o que penso, no que acredito e é por isso que vou continuar lutando. Nos últimos 27 anos, o trabalho não foi diferente disso, a nossa luta sempre foi a da representatividade da cerâmica e cada vez mais, a inclusão da cerâmica vermelha nas obras. Todos os presidentes anteriores levantaram essa bandeira e estão todos de parabéns.”

É com satisfação que Luis Lima, ex-presidente e atual conselheiro consultivo e deliberativo da Anicer, relembra do tempo em que presidiu a entidade por dois mandatos. “A primeira reunião efetiva que participei na Anicer, foi em Curitiba. Naquela época, eu já fazia parte do corpo da Anicer como conselheiro, no mandato do Sylvio Barros. Depois, com o Nelson Ely eu fiquei na coordenação de normas, quando participei da elaboração da primeira norma de telha e de lá para cá eu venho participando de diretorias e cumpri dois mandatos como presidente da associação. Eu acredito que sem a associação, nós estamos muito desamparados, ficamos sem voz alguma. Precisamos sempre pensar que temos que fortalecer sindicatos e associações, para que consigamos alguma voz perante os órgãos públicos e parceiros do setor. Acho que o grande desafio ainda continua sendo convencer o nosso público-ceramista a participar da Associação. Mostrar que a participação dele é fundamental para a sobrevivência do setor. O próprio ceramista não conseguiu se convencer que ele é importante e para ele ser ouvido, ele precisa estar agregado a outros, porque ele sozinho se torna muito pequeno e não pode nada. Então, precisamos estar juntos, fortalecendo sindicatos e a associação nacional. Quanto mais forte a Associação estiver, mais benefícios todo o setor terá”.

O também ex-presidente da Associação, Cesar Gonçalves, lembra do objetivo-base do início da Instituição. “A criação da Anicer foi importante para que o setor de cerâmica vermelha tivesse voz em todos os organismos que afetam, de alguma forma, nossas empresas e os produtos que fabricamos, tais como tecnologia, mercado, normas, legislação, tributos e governos. Foi importantíssimo para aproximação dos ceramistas de todo o país. A ajuda contínua ao setor agora depende principalmente da união de todos os ceramistas em torno da Anicer, as exigências crescem de todos os lados, precisamos estar unidos para sermos fortes e assim enfrentarmos todos os desafios”.

A constante busca por novidades para o setor sustenta o conteúdo das atividades realizadas pela Anicer, que promove convênios, serviços, pesquisas e eventos para os ceramistas com pesquisadores e instituições científicas, além de operar continuamente em diversas frentes de trabalho articulando parcerias com renomadas entidades. Ainda é importante destacar a importante atuação de sindicatos, associações e cooperativas junto à Anicer, que desenvolvem um relevante trabalho para o crescimento do setor no país inteiro. A Associação também conta com o apoio de instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde conquistou um espaço no Fórum Nacional da Indústria, além de Federações de Indústrias, Senai, Sesi, Sebrae, ABNT, Anamaco, Inmetro e outros.

Parcerias refletem benefícios para todo o setor

Entre as conquistas da Anicer, está a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do Governo Federal, como mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas. O programa, mantido pela Anicer, conta com um total de 129 cerâmicas qualificadas, sendo 103 fabricantes de blocos cerâmicos e 26 de telhas cerâmicas, distribuídas em diversos estados. No âmbito da indústria de cerâmica vermelha, o PSQ funciona como uma ferramenta de qualidade que auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas conforme a normatização técnica brasileira para, desta forma, atenderem às exigências da Caixa, do Inmetro, construtoras, revendas e consumidores.

De olho na qualidade do produto cerâmico e no desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas de cerâmica, a Associação também estabeleceu parcerias de sucesso, junto ao Sebrae, nos últimos anos. Entre o período de 2010 a 2013, foi desenvolvido o programa Conheça o seu Produto pela Avaliação da Conformidade, que estimulou empresas a ensaiar seus produtos rotineiramente e conhecer efetivamente sua qualidade. Já de 2013 a 2017, Anicer e Sebrae executaram o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, com a finalidade de promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha, por meio de um conjunto de ações para implantação da gestão empresarial, promoção da inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permita a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos. O CS+V atendeu um total de 641 cerâmicas em todo o Brasil.

Compromisso com a cerâmica vermelha

A presença de uma entidade nacional organiza o setor e favorece o diálogo com o Governo, instituições, empresários e a sociedade civil. Dentro da sua atuação institucional, a Anicer luta pelos interesses das cerâmicas nas questões fiscais, econômicas, trabalhistas e ambientais. Além disso, a Associação também tem participado ativamente da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos que norteiam a indústria de cerâmica vermelha. Também não podemos esquecer, as atividades da Anicer para divulgar o produto cerâmico. A Associação foi responsável por ser a primeira de toda a cadeia da construção civil brasileira a divulgar um estudo completo do impacto ambiental do ciclo de vida dos seus produtos e a publicá-lo. Encomendado à empresa canadense Quantis, a Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico, comprova as principais vantagens destes produtos naturais e identifica aspectos que podem evoluir em sua produção. De acordo com a publicação, os produtos cerâmicos são a solução mais sustentável para construções. Os detalhes sobre o estudo e o resultado completo da avaliação estão disponíveis no portal da Anicer.

Importante instrumento de disseminação do produto cerâmico, a campanha A Casa da Minha Vida, produzida pela Anicer, falou diretamente com o consumidor final, além de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil. A iniciativa trabalhou a valorização da cerâmica como um produto ao alcance de todos. Com o slogan Na casa da minha vida, só cerâmica, o trabalho ganhou destaque em ações nas mídias digitais e redes sociais e promoveu a ACV dos produtos cerâmicos.

Também uma ação de sucesso, uma parceria com o Senai, possibilitou o projeto Solução Cerâmica, Minha Casa, Minha Vida para apresentar nas feiras de construção civil a alvenaria estrutural com blocos cerâmicos como uma alternativa de construção rápida e econômica que atende as necessidades do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV). A última edição do evento aconteceu dentro do Encontro Nacional da Anicer, que aconteceu em maio do ano passado, em João Pessoa, no Estado da Paraíba.

O Anicer na sua Empresa (ANSE), leva a Associação até os ceramistas e dá suporte às indústrias orientando sobre os diversos aspectos para a melhoria das etapas de produção, elevando a qualidade do produto ofertado e, consequentemente, influenciando na boa aceitação do consumidor final. O projeto é atendido pelos consultores técnicos da Associação, que prestam assessoria, auditoria e treinamentos dentro das próprias indústrias cerâmicas.

Em sua 48º edição, o Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, é um evento tradicional, itinerante a todas as regiões do Brasil, anual, sólido e que atua como setor gerador de mão de obra intensiva e indispensável na construção civil, hoje responsável por uma significativa fatia do PIB brasileiro. As últimas edições do Encontro Nacional comprovam que a necessidade de modernização através da inovação tecnológica sustentável do setor, vem permitindo grande interação empresarial frente aos gargalos existentes e da capacidade de assimilação de novos conceitos de gestão, investimento, automação, serviços, produtos, combustíveis, matérias-primas, entre tantos outros itens que compõem a cadeia produtiva da cerâmica. O principal objetivo do Encontro Nacional é proporcionar aos empresários-ceramistas e seus colaboradores nas fábricas, fornecedores, pesquisadores, técnicos, estudantes e demais profissionais do setor, oportunidades de inovação tecnológica sustentável, qualificação empresarial e produtiva, empreendedorismo coletivo, negócios e competitividade frente às demandas da indústria de cerâmica vermelha no mercado da construção civil. Em 2019, o Evento será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Sócios têm papel importante

O trabalho conduzido pela Anicer durante os anos de sua existência conta com apoio essencial dos seus associados, que entendem a força de um representante nacional para o fortalecimento do setor. A filiação à Associação é um comprometimento com a união de todo setor e é feito de maneira voluntária, entretanto é necessária para que a Anicer possa seguir defendendo os interesses das indústrias de cerâmica vermelha nos temas atuais e primordiais para o contínuo desenvolvimento do segmento cerâmico.

E, por isso, a Anicer faz questão de comemorar mais um ano de trabalho em prol do setor cerâmico e dividir histórias e conquistas com seus associados e parceiros. “A Anicer tem uma história de conquistas, uma história de lutas. Claro que nós sofremos algumas derrotas, mas tenho certeza que as conquistas foram maiores que as derrotas, e todo esse esforço vale muito a pena, pela transformação do nosso setor de cerâmica vermelha”, finaliza Moraes.


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