Destino: Foz do Iguaçu
A tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai promete ser chamariz para público ceramista dos três países
Por Manu Souza | Fotos: Enaldo Valadares, Rafael Guimarães, Kiko Sierich, Rubens Fraulini/Itaipu Binacional, Rodrigo Pires e Anicer | Perspectivas: Andressa Alves
Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, será a capital oficial da cerâmica vermelha, com a realização do 48º Encontro Nacional da Anicer, de 23 a 25 de outubro de 2019, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.
A “terra das cataratas” se prepara para receber, durante três dias, empresários-ceramistas, sindicatos regionais, estaduais, associações e cooperativas de cerâmica, fornecedores do setor, instituições públicas e privadas, pesquisadores, professores e estudantes, em uma ação internacional da Anicer, que ainda conta com a participação de empresários dos demais países da América Latina.
Por se tratar de uma região de fácil acesso e em uma localização privilegiada, na tríplice fronteira do Brasil, com Argentina e Paraguai e no centro geográfico do Mercosul, a expectativa da realização do evento é de um público maior, em relação às últimas edições.
O Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha é um evento tradicional, itinerante a todas as regiões do Brasil, anual, sólido e dirigido exclusivamente à cerâmica vermelha.
As últimas edições comprovam que a necessidade de modernização através da inovação tecnológica sustentável do setor, vem permitindo grande interação empresarial frente aos gargalos existentes e da capacidade de assimilação de novos conceitos de gestão, investimento, automação, serviços, produtos, combustíveis, matérias-primas, entre tantos outros itens que compõem a cadeia produtiva da cerâmica.
O Evento é o momento máximo do setor, que programa a sua viagem para estreitar o relacionamento com os agentes da cerâmica vermelha e atualizar seus conhe-cimentos sobre as inovações e desenvolvimento da fabricação do seu produto, para facilitar o dia a dia do funcionamento de suas fábricas.
O Encontro Nacional reúne toda a comunidade da indústria de cerâmica do Brasil e de países do Mercosul, entre empresários-ceramistas, fornecedores do setor, fabricantes de máquinas e equipamentos, pesquisadores, consultores, técnicos em cerâmica, engenheiros, arquitetos e estudantes, sindicatos estaduais e regionais, associações, instituições públicas e privadas, visitantes em geral, entre outras.
Em sua 48º edição, a organização do evento trabalha com uma estimativa de público de 1.500 pessoas.
Palestras e Minicursos
Além dos novos produtos e soluções apresentados anualmente aos visitantes do Encontro, são realizadas diferentes atividades paralelas, como as Palestras e os Minicursos, cujo objetivo é a atualização, capacitação e debate, que permitem o acesso às informações mais recentes sobre as novidades do mercado.
A programação das palestras está voltada a temas estratégicos para o bom desempenho da indústria cerâmica e contará com palestrantes gabaritados e destacados em seus respectivos temas. Com uma programação técnica que contempla questões como mercado, qualidade, desenvolvimento, economia, sustentabilidade, produção e inovação, as Palestras e Minicursos terão como referencial as experiências e o atual cenário da construção civil brasileira.
A organização do encontro já está trabalhando na definição dos temas e dos palestrantes e, em breve, divulgará no hotsite do evento.
Expoanicer/Espaço de Negócios
Um diferencial nesta edição do Encontro Nacional, será a área de exposição que contará com o Espaço de Negócios – com estandes padrões básicos – e área para exposição de máquinas, equipamentos, automotivos e insumos para a indústria cerâmica.
Beneficiados pelo espaço do Centro de Convenções, os organizadores puderam ampliar o layout da área dos expositores e agregar ações para movimentar o local, a exemplo da execução do Projeto Solução Cerâmica e a integração de uma praça de alimentação.
Com quarenta estandes e área livre para exposição de máquinas, o espaço será a principal área de circulação dos ceramistas, durante os três dias do evento. “Quisemos dar ao expositor o direito de optar como quer se apresentar aos seus clientes. Mantivemos o Espaço de Negócios e disponibilizamos espaço para aqueles que quiserem levar máquinas. Como a nossa economia começa a dar sinais de melhora, acho que este diferencial vai fazer uma grande diferença”, falou o presidente da Anicer, Natel Moraes.
Sempre presente nos Encontros Nacionais realizados pela Anicer, Soledad Pereira, da Cerâmica Santa Maria, do Paraguai, conta da sua expectativa para o encontro de Foz. “Perguntei no grupo da Cámara Paraguaya de la Industria Cerámica o que gostariam de ver no Encontro da Anicer e a maioria perguntou se poderiam ter contato com equipamentos como cortadores, fornos contínuos, e secadores. Nós, particularmente, estamos buscando opções de fornecimento de tecnologia e serviços para automação das linhas dos processos, porque os equipamentos, nós temos, mas para fazer as programações e as automações dos processos, não conseguimos aqui por perto, só na Itália conseguimos e fica muito distante, para que estas pessoas venham cada mês fazer o acompanhamento. Temos muitas expectativas novamente nesta feira, porque primeiramente, vai ficar muito mais perto de todos nós, e vai ser mais viável poder ir. Aqui, o nosso setor precisa ainda de muita ajuda de parceiros para poder desenvolver melhor. Com certeza, os cursos também irão ser importantes, porque toda a maior informação possível é sempre bem-vinda para nós”.
Os espaços já estão sendo negociados. E o mapa está disponível no hotsite do Encontro.
Casa Cerâmica será construída no Encontro
O Solução Cerâmica, projeto da Anicer, será novamente apresentado ao público, desta vez, durante o 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha.
O projeto consiste na construção de um modelo de casa com 54 m², para demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. Além disso, a casa modelo também demonstrará de forma prática, como utilizar os mais diversos itens produzidos com cerâmica na construção. Desde telhas e revestimentos, até pisos.
A execução da casa funciona de forma colaborativa, através da participação de destacadas empresas da região. Para saber mais e participar como apoiador da construção da casa, entre em contato com a Anicer – comunica@anicer.com.br | (21) 2524-0128.
Visitas Técnicas
Os participantes do 48º Encontro Nacional também poderão integrar as visitas técnicas à duas cerâmicas locais: a Cerâmica Havaí e a Cerâmica Stein abrirão suas portas aos participantes das visitas.
Localizada no município de Santa Helena, a Cerâmica Havaí conta com gestão familiar dos Strassburger, há mais de 50 anos. Seus representantes têm construído um negócio que exerce função transformadora, que faz a cerâmica desenvolver juntamente ao município de Santa Helena. Tendo como características principais a qualidade do produto e a solidez no mercado, a Havaí atende todo o Estado do Paraná, do Mato Grosso e de Santa Catarina. A preservação e recuperação do meio ambiente é uma das principais preocupações da Cerâmica. A extração da matéria-prima segue rigorosamente as normas do Ibama e do Departamento Nacional de Produção Mineral. Além disso, a Havaí refloresta as áreas de extração.
Localizada no município de Entre Rios do Oeste, a missão da Cerâmica Stein é produzir e comercializar revestimentos cerâmicos de qualidade que atendam aos requisitos de seus clientes e consumidores, assim como os previstos em regulamentos, por meio do desenvolvimento contínuo de seus processos e produtos, da constante qualificação de seus colaboradores, respeitando e preservando o meio ambiente. Além disso, a Cerâmica possui um moderno sistema de geração de energia anaeróbica, que promete ser um grande atrativo desta edição das visitas.
As visitas acontecerão na manhã do dia 25 de outubro e os ônibus partirão do hotel oficial do evento. Os tickets devem ser adquiridos com antecedência junto à Agência Oficial do Encontro, Personal Travel, que dará direito a transporte de acesso às duas cerâmicas. O ticket custa R$120,00.
Personal Travel é a agência oficial do 48º Encontro Nacional
Com experiência de 11 anos de trabalho como agência oficial de eventos, a Personal Travel será responsável pelo atendimento aos interessados em participar do 48º Encontro Nacional.
A agência atende a diversos congressos, simpósios e conferências realizados em todo o Brasil com um serviço seguro e de alta qualidade, garantindo toda assistência aos participantes.
Utilizando um sistema integrado com as principais companhias aéreas, redes de hotéis, locadoras de veículos e seguradoras, a Personal gerencia a sua viagem, minimizando custos e poupando seu tempo.
Informações
eventos@personalviagens.tur.br
paulo.cesar@personalviagens.tur.br
11 3251-0707
11 97678-9379
11 99464-6124
Sobre Foz
Reconhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Somente em 2018, o lado brasileiro das Cataratas recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes. Isso dá a ideia da importância do turismo na cidade.
Então, se você quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu, nós te damos algumas dicas.
Cataratas do Iguaçu
Quando se fala em dicas de turismo em Foz do Iguaçu precisamos falar das Cataratas do Iguaçu e sua beleza natural. As cataratas podem ser visitadas tanto pelo lado brasileiro como pelo lado argentino, cada qual com o seu passeio, diferentes experiências e ângulos. Mas independente do lado escolhido, você estará imerso em uma experiência de preservação ambiental.
Bares de Gelo
Foz do Iguaçu é conhecida pelo calor na maior parte do ano, então imagine chegar lá e ter a oportunidade de se divertir “passando frio” num bar feito de gelo? Isso mesmo, nos últimos anos os bares de gelo se tornaram realidade em Foz. Com diferentes formatos, os bares de gelo são atrativos com uma experiência que tem agradado aos turistas. E, com o conhecimento dos últimos anos, são passeios consolidados que merecem uma visita!
Compras no Paraguai
Ciudad del Este é um destino fundamental para quem quer fazer compras na região, e nos últimos anos as principais lojas têm se modernizado, buscando atender a nova realidade do turismo de compras. Essas lojas têm se reorganizado em megalojas com uma grande diversidade de produtos, com segurança do que se está comprando, e com atendimento de ótima qualidade.
As variações da cotação do dólar são uma questão que se deve levar em conta quando se planeja uma viagem para compras. Porém, em muitos casos ainda é vantajoso comprar produtos no Paraguai, principalmente eletrônicos que chegam a custar quase metade do valor do Brasil.
Mas, lembre-se sempre de regularizar os seus produtos ao entrar no Brasil, é sua responsabilidade.
Marco das Três Fronteiras
O novo Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu tem se posicionado como um ponto turístico diferente, um espaço cultural e de socialização, com atrativos itinerantes e outros espaços de diversão. Hoje, é um atrativo que transmite segurança e modernidade para os turistas que o visitam.
Usina de Itaipu
A grandeza de um feito histórico da construção humana é a imersão que a experiência de conhecer a Usina de Itaipu permite. Sentir-se pequeno frente a uma gigantesca obra de engenharia, que pode ser admirada de perto, é parte de ver-se neste passeio. A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é reconhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, sendo a maior usina hidroelétrica em produção do Mundo, e durante muito tempo, também foi a maior em tamanho. Uma construção monumental que hoje é um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, com um atendimento turístico organizado e um serviço qualificado, que conta com várias opções de atrações tanto nas áreas da engenharia, como na tecnologia, na natureza e no resgate histórico da região.
Ecomuseu
Uma visita ao Ecomuseu é uma experiência histórica e educativa para complementar a sua visita à cidade de Foz do Iguaçu. O museu conta com uma exposição fixa, que retrata a história da Usina de Itaipu, e parte da história social e ecológica da região, através de retratos, painéis, peças históricas e maquetes interativas, e é dividido por blocos temáticos. O Ecomuseu é o único museu estruturado como tal na cidade de Foz do Iguaçu. Conta com uma boa estrutura, uma experiência típica de museus e recentemente passou por uma reformulação geral. Também há espaços para exposições artísticas e temporárias e um ambiente externo, com jardins que complementam a experiência do Ecomuseu.
Museu de Cera
Quem não quer ver de perto algumas personalidades do cinema, da televisão, do esporte, da política e da história? Esta é a experiência que o Museu de Cera Dreamland trouxe para Foz do Iguaçu, uma imersão em 16 cenários com dezenas de estátuas, que aproximam o visitante de um mundo de fantasia. Algumas outras estátuas atualmente no museu são: Mestre Yoda, Albert Einstein, Papa Francisco, Ayrton Senna e Michael Jackson.
Mesquita
A comunidade árabe de Foz do Iguaçu é uma das mais presentes na cultura da cidade, integrando-se com seus costumes, seu idioma, sua gastronomia, e seu pertencimento à cidade. A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é parte desta presença. Um templo da religião muçulmana, de beleza única na cidade, construído pela comunidade islâmica no início dos anos 1980. Além da arquitetura exterior a arte presente no interior da Mesquita a torna um espaço de conhecimento, de reflexão e de oração que encanta os visitantes e também une a comunidade local. As visitações são abertas à todos os interessados em horários determinados, sendo indispensável o respeito à cultura islâmica, seguindo-se algumas normas para entrar na mesquita, entre elas retirar o calçado antes de entrar, moderar o tom de voz, aguardar o fim das orações antes de entrar no templo, e as mulheres devem cobrir a cabeça com um véu
* Informações: VisiteFoz