Anicer elege nova diretoria para o quadriênio 2019 -2022
Presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado de Mato Grosso do Sul, Natel Moraes foi reeleito para mais um mandato à frente da associação nacional
Por Manu Souza | Imagens: Manu Souza e banco de imagens Anicer
No dia 26 de novembro, aconteceu a última Assembleia Geral da Anicer de 2018, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença de presidentes de sindicatos, diretores, entidades associadas e demais sócios filiados à Anicer, que reelegeram Natel Henrique Farias de Moraes, também presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul – Sindicer/MS, presidente da Anicer para o quadriênio 2019-2022.
Devido as alterações realizadas no Estatuto da Associação, todos os membros da diretoria 2016-2019 renunciaram seus cargos, para que a nova eleição fosse realizada, seguindo as mudanças do novo Estatuto. Entre algumas das alterações do documento estão: redução do quadro da diretoria, maior tempo de mandato (ficando proibida a reeleição para mandato imediatamente subsequente), maior rigor nas obrigações dos associados e a criação do conselho deliberativo e consultivo.
Moraes obteve aprovação unânime entre os presentes no pleito. A eleição foi chapa única e tem como vice-presidente João Gomes de Andrade Neto, presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha do Estado da Paraíba – Sindicer/PB.
Para o Presidente reeleito, Natel Moraes, o ciclo passado trouxe muitas conquistas e trabalho para a Associação, mas o novo ciclo vem cheio de desafios que precisam ser vencidos. “Tenho total consciência que todos que fizeram parte da diretoria anterior trabalharam muito pelo desenvolvimento do nosso setor e espero contar com o mesmo afinco para os próximos quatro anos que estão por vir. Entendo que temos assuntos urgentes a resolver, como é o caso da questão da Cfem e não vamos descansar enquanto não chegarmos a um acordo que seja justo também para os ceramistas. Além disso, temos que fortalecer a nossa Associação e esse vai ser um dos nossos focos neste quadriênio”, explicou Moraes.
Para o novo Diretor de Relações Institucionais da Anicer, Jorge Lopes, o momento é de aproximação do setor com as esferas de governo. “O momento é muito delicado para nosso setor, principalmente com ameaças setoriais e políticas. Eu acho que essa diretoria e cada associado vai ter que trabalhar nas suas bases políticas, reconhecendo os parlamentares que defendem o nosso setor. A minha intenção para ajudar o Natel é formar essa estrutura nacional em defesa do nosso setor. Aqui no nosso estado nós já incentivamos os parlamentares que podemos contar. Quanto às entidades de classe, onde já dei minha contribuição, vou me empenhar para trazer mais recursos para a Anicer através de bons projetos!”
A pauta da Assembleia ainda consistiu na apresentação dos resultados obtidos na campanha de marketing Anicer PRO, escolha das cidades que receberão os Encontros Nacionais de 2019 e 2020, apresentação do mapa da Build Show, informações sobre PSQ e demais projetos desenvolvidos pela Anicer, além de assuntos gerais indicados pelas entidades filiadas.
Responsável pela diretoria de marketing da Associação e autor da campanha que promoveu a cerâmica vermelha junto a universidades de engenharia e arquitetura de todo o Brasil, durante o ano de 2018, Juan Carlos Germano fala do sucesso do Anicer PRO e sobre os próximos passos para a comunicação com o setor nos quatro anos de mandato que virão. “Pretendemos levar informações relevantes sobre os produtos cerâmicos ao mercado e às entidades de ensino. Esta será uma das prioridades da área de marketing, principalmente agora, em que o elo frente às universidades foi estabelecido e que o mercado também está com perspectivas de crescimento”.
Já o Vice-presidente reeleito da Associação, João Neto, explica como vai contribuir para o desenvolvimento da Anicer, neste período. “O principal ponto da gestão anterior foi iniciar esse trabalho com uma equipe muito competente, que trouxe excelentes ideias e muita coisa foi iniciada, com foco numa Anicer mais preparada para esse mercado novo que está surgindo. Essa experiência nos deu embasamento para, nessa nova gestão, continuarmos pondo em prática esses avanços, principalmente agora, com a mudança de governo e de políticas. Precisamos atender toda uma expectativa de novos planos, melhorias e uma gestão ainda mais eficiente, mais técnica e com um planejamento que já está sendo construído, para fortalecer ainda mais a entidade”.
Diretor de Relações Institucionais, na gestão anterior e atual Diretor de Normas Técnicas, Sandro Silveira está confiante no retorno do crescimento da construção civil e empenhado em trabalhar pelo fortalecimento do produto cerâmico. “A experiência da primeira gestão nos proporcionou a oportunidade de relacionamento com várias entidades e isso fez uma diferença muito grande no posicionamento da Anicer, frente ao mercado. O setor cerâmico tinha uma deficiência de informações técnicas que tivessem influência direta no mercado. Por falta de conhecimento, o produto era descartado ou não era aplicado da forma devida. Esse avanço que fizemos frente às instituições, principalmente acadêmicas, está reposicionando o mercado do produto cerâmico. Mas ainda precisamos ensinar o consumidor a identificar a diferença de um bom produto, para um mau produto. Ele precisa entender que não é apenas questão de preço, o valor agregado também é muito importante. Quanto à nova gestão, eu estou mais direcionado à área técnica, a minha diretoria é de normas e aí eu me identifico mais e fico mais à vontade. Assim, eu consigo entender melhor as necessidades que o setor tem e as suas deficiências, para atacar de forma mais precisa essas questões. Eu percebo que um grande trabalho já foi feito e já começo com tranquilidade, porque sei que fizemos um bom trabalho na primeira gestão. Agora só precisamos dar sequência ao que já vinha sendo feito, para que possamos colher os frutos neste novo mandato”.